Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Amamentação pode evitar morte de 1 milhão de crianças anualmente

 

Até este 7 de agosto, as Nações Unidas marcam a Semana Mundial de Amamentação. Segundo o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, até 1 milhão de crianças podem ser salvas, por ano, caso recebam o leito materno nos primeiros meses de vida.

Os óbitos se referem a países em desenvolvimento.

Níveis Globais

Em 2012, a Semana também comemora 20 anos de existência. A amamentação ajuda a prevenir ainda doenças como diarreia e pneumonia que matam milhões de crianças, todos os anos.

Apesar destas vantagens, os níveis globais de amamentação continuam estagnados nos países em desenvolvimento. Em 2010, apenas 39% das mães amamentavam, 7% a mais se comparado ao resultado de 1995.

Em entrevista à Rádio ONU, de Luanda, o representante do Unicef em Angola, Koen Vanormelingen, falou sobre os benefícios do leite materno.

Câncer de Mama

"Tem benefícios tanto físicos como económicos para as mães. Uma mãe que amamenta fica protegida contra o câncer de mama. A incidência deste cancro entre as mulheres que tenham amamentado é menor e, o argumento final é que é muito mais barato. A amamentação é gratuita", explicou.

Já para o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, se a amamentação fosse melhor promovida, mais crianças seriam salvas. Ele disse ainda que muitas mulheres ficam expostas ao que chamou de "marketing agressivo das fórmulas substitutas do leito materno."


Data de Publicação: 03/08/2012

Fonte: ONU