CEJAM e SMS iniciam parceria para discussão da importância do DIU de cobre na rede pública

Na última quinta-feira (21/09), a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e o CEJAM iniciaram uma parceria pioneira, para discussão da importância do dispositivo contraceptivo intrauterino (DIU) de cobre na rede pública.

A parceria visa atender às exigências do Ministério da Saúde, com o objetivo de superar algumas barreiras em relação a sua disponibilização, protocolos e/ou inserção.

O treinamento foi ministrado na Escola de Saúde CEJAM, pelo Dr. Adalberto Aguemi, Coordenador da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. “O curso esclareceu dúvidas a respeito das indicações e desmitificou tabus, abordando em aula teórica os momentos de inserção: pós parto imediato, aborto e ambulatorial”, conta a enfermeira obstetra, Maise Faria.

O DIU de cobre trata-se de um método contraceptivo de longa ação (dura 10 anos), seguro ( a taxa de falha é menor de 1 %), não hormonal e reversível.

A gravidez não planejada no município de São Paulo é de 52 % e a ampliação do uso do DIU de cobre é uma estratégia importante para melhorar este indicador, inclusive entre as adolescentes.


Data de Publicação: 25/09/2017

Fonte: Assessoria de Comunicação - CEJAM