Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

M’Boi Mirim recebe nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h

O prefeito João Doria e o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, inauguraram nesta sexta-feira (9) a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Vera Cruz, em M’Boi Mirim, na Zona Sul. Ela irá ampliar o atendimento e também proporcionar melhorias na Atenção Básica da região.

 

A UPA 24h é uma unidade de urgência e emergência, que atende sem agendamento. Estima-se que 90% dos problemas de saúde que chegam até essas unidades são resolvidos sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro de um hospital. O paciente pode até ficar em observação por um tempo, mas não fica mais que 24 horas na UPA. Dependendo do estado de saúde, ele é encaminhado a uma unidade de internação - um hospital - ou volta para a UBS onde continuará sendo assistido.

 

“As UPA, unidades que realizam atendimentos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, também têm condições de prestar o primeiro atendimento para casos mais graves e, em seguida, encaminhar para hospitais referenciados”, explica Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.


A UPA Vera Cruz vai assumir os serviços que eram oferecidos pela AMA Jardim Capela, aberta 12 horas por dia, e por parte da UBS Integral Vera Cruz. Agora, ficam à disposição no mesmo complexo a UPA Vera Cruz, a UBS Vera Cruz (para atendimentos agendados), o Ambulatório de Especialidades/Hospital Dia M’Boi Mirim II e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Vera Cruz. Os profissionais que realizavam o pronto-atendimento na AMA do Jardim Capela foram transferidos para a nova UPA.

 

Além desta mudança, foi possível contratar mais uma equipe completa de Estratégia Saúde da Família (ESF), formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, para a UBS do Jardim Capela, que agora passará a contar com um total de seis equipes. A unidade também vai receber uma equipe multiprofissional, com educador físico, nutricionista, psiquiatra, pediatra e dois assistentes sociais.

 

Já a UBS Vera Cruz, por sua vez, receberá, também, uma equipe de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), para dar apoio no atendimento.

 

É importante destacar que não foi necessária realização de obras e nem de recursos extras para a unidade em questão: o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam), OSS que gerencia a unidade em parceria com a Prefeitura, realizou apenas pequenas adequações no prédio, como acréscimo de pontos de rede e tomadas e adaptação da recepção e espera, conforto médico, acolhimento e das salas de vacina, de coleta, da assistente social e da administração.

 

Ampliação de ESF

Outras unidades de saúde do distrito do Jardim Ângela, como as UBS Cidade Ipava e Chácara Santa Maria, também vão ganhar novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF): duas equipes para a primeira e uma para a segunda UBS. Já a UBS Jardim Nakamura recebe uma nova Equipe de Saúde Bucal (ESB), passando a contar agora com duas equipes que prestam este tipo de serviço.

 

“As mudanças visam única e exclusivamente a ampliação dos serviços e melhoria no atendimento à população da região e foram amplamente debatidas e aprovadas entre os conselhos gestores de saúde, gerentes das unidades de saúde e representantes das comunidades da região”, afirma Marco Antonio Carvalho de Lima, coordenador regional de saúde da região Sul.


Data de Publicação: 09/03/2018

Fonte: