Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Voluntários do Programa Dr. Conforto realizam oficina de nutrição para idosos

A obesidade é um problema que assola grande parte da população. Em muitos casos, ela está associada a uma má alimentação ou à falta de exercícios físicos. Além disso, quando chegamos à terceira idade, a massa muscular e os ossos diminuem e a gordura corporal aumenta, fazendo com que ganhemos mais alguns quilos. Por isso, todo o cuidado é pouco para que a saúde do idoso não seja prejudicada.

Pensando nisso, o Instituto de Responsabilidade de Social CEJAM promoveu nesta quinta-feira (24/05) na Sede Administrativa mais uma Ação De Integração com a Comunidade, que contou com o apoio dos Voluntários do Programa Dr. Conforto: as nutricionistas Maria Lucia Nohara e Marizete Helena da Silva Santos e o aposentado José Sidney Machado.

As nutricionistas fizeram uma apresentação com o objetivo de conscientizar os idosos e famílias cadastradas no Programa Vivaleite sobre a importância de uma alimentação equilibrada e que a obesidade é uma doença que precisa ter uma atenção maior. Ao todo, a ação contou com cerca de 30 participantes.

Depois da palestra, os idosos e familiares presentes participaram de uma oficina e aprenderam a fazer uma receita saudável com abacate. “Nós escolhemos essa receita porque além do abacate ser mais acessível, ele possuiu 70% de gordura que auxilia no controle da obesidade”, explicam as nutriconistas.

“Salgar ou adoçar demais a comida, alimentação deficiente que gera perda de nutrientes e vitaminas importantes, falta de atividade física, tudo isso afeta a saúde do idoso. A dieta alimentar na terceira idade é, em geral, bastante diferente das demais etapas da vida. Por isso viemos aqui hoje, para reforçar a importância de adquirir hábitos saudáveis e ter uma melhor qualidade de vida”, diz Marizete.

Maria Lucia destacou também a importância do trabalho voluntário. “Todo esse conhecimento que adquirimos não deve ficar restrito a nós mesmos. Muitas pessoas aqui precisam de uma orientação profissional e não têm condições de ir a uma consulta. Compartilhar essas informações tão importantes com quem precisa nos dá prazer e nos tornam profissionais realizadas”.

Confira abaixo a receita de mousse de abacate:

Ingredientes:
1 abacate médio
1 pote de iogurte natural desnatado (200ml)
Suco ½ limão
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Bater no liquidificador: polpa de abacate, iogurte, açúcar e o limão. Distribuir a mistura em taças e levar para gelar. Decorar com raspas de casca de limão e servir em seguida.

Tempo de preparo: 10 minutos

Dicas: Substituir o açúcar por mel ou adoçante artificial (diabéticos). Para aumentar a cremosidade, juntar 1 envelope de gelatina incolor, preparada antes, conforme instruções da embalagem.

Principais nutrientes da receita:
O abacate possui notável qualidade nutricional, pois contém grande quantidade de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, além do elevado teor de gorduras benéficas que confere destaque ao fruto com auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. Contém vitamina E, com ação antioxidante, ou seja, atua contra o envelhecimento (LEE ET AL., 2004). O iogurte natural é um produto derivado do leite, auxilia na digestão e na prevenção de doenças infecciosas. É uma excelente fonte de cálcio, essencial para a saúde de ossos e dentes.


Data de Publicação: 24/05/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM