Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

PAVS CEJAM tem programação especial do Dia Mundial do Catador de Material Reciclável

Em celebração ao Dia Mundial do Catador de Material Reciclável, comemorado nesta sexta-feira, 1º de março, o PAVS CEJAM, em parceria com o Pimp my Carroça e o Instituto de Responsabilidade Social (IRS) CEJAM e demais parceiros, promoverá uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões do Capão Redondo e Jardim Ângela. 

Uma delas aconteceu nesta manhã no Parque Municipal M’boi Mirim e foi organizada pelas equipes da AMA/UBS Integrada Parque Novo Santo Amaro e da UBS Jardim Paranapanema. Na ocasião os Catadores de Material Reciclável participaram de um Bate-papo educativo, receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) - doados pelos parceiros Pimp my Carroça, IRS-CEJAM e Unif Uniformes -, contendo luvas, bonés, colete e protetor solar e puderam aproveitar um café da manhã especialmente preparado para eles, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

“Eu me orgulho de ser um catador. E quero que todos vocês se orgulhem também. Não se sintam inferiores não. Vamos dar a mão cada um, ajudar o próximo e vamos sempre fazer o bem. Muito obrigado a todos pelo apoio”, afirmou Jonas Fontoura, um dos catadores presente neste encontro.

Outras Unidades Básicas de Saúde também realizaram ações nesta sexta: A UBS Chácara Santa Maria realizou uma palestra, às 10h, sobre “A importância do trabalho do catador e aspectos de saúde” e realizou sorteio de EPI. Já a UBS Cidade Ipava ofertou um café da manhã especial, além de realizar serviços de atenção à saúde, palestra de cuidados de saúde e prevenção de acidentes e entregar alguns brindes.

Vem mais por aí

Após o Carnaval, dia 07 de março, quinta-feira, às 10h, será a vez da UBS Jardim São Bento homenagear seus catadores em um café da manhã, com entrega de EPI e brindes.

No próximo dia 14 de março, das 9h às 14h, acontece no CEU Vila do Sol (Avenida dos Funcionários Públicos, 369 – Vila do Sol) mais um evento voltado para este público e seus familiares. Neste dia serão realizadas orientação e atenção à saúde, Avaliação básica com dentista, Entrega de equipamentos de proteção individual (EPI); Massagem; Lanche; Cadastro no aplicativo Cataki; Exposições artísticas; Corte de cabelo;

Para estão ações estão mobilizadas as seguintes UBS: UBS Horizonte Azul, UBS Vera Cruz, AMA/UBS Jardim Capela, UBS Vila Calu, UBS Jardim Aracati, UBS Cidade Ipava e UBS Parque do Lago.

O encerramento da programação está previsto para o dia 22 de março. A partir das 13h, na Sede do Leite (Rua Raul Lino, nº 33), acontecerão várias atividades, tais como: Grafite nas carroças, corte de cabelo, manicure, avaliação com medico/enfermeiro e entrega de brindes. A UBS responsável é a Jardim Caiçara.

Data: 14 de março

Horário: 9h

Local: CEU Vila do Sol - Av. dos Funcionários Públicos, 369, Vila do Sol - São Paulo - SP

 

Origem da data

O Dia Mundial do Catador de Material Reciclável é comemorado em 1º de Março em memória ao massacre ocorrido em 1992, na Universidade Livre de Ottawa (Ottawa University), Colômbia, onde 11 trabalhadores foram brutalmente assassinados.

Desde então, a data virou um marco e incentivo para a luta por melhores condições de trabalho para esses trabalhadores. 

"Apesar de sabido da existência de cerca 700 mil catadores no país, e serem eles responsáveis pela logística e manejo de 90% dos resíduos recicláveis, ainda assim há um cenário incontestável de invisibilidade e marginalização social desses profissionais. O PAVS CEJAM reconhece o valoroso papel de agente ambiental que essas pessoas ocupam na sociedade e se dedica a homenagear e celebrar todos os anos o Dia Mundial dos Catadores de Material Reciclável como forma de evidenciar e refletir a importância desses atores nos territórios das unidades de saúde bem como estabelecer estreitamento dos mesmos ao serviço de saúde", afirma Everton Tumilheiro Rafael, gestor local do PAVS CEJAM.

E o cuidado não se restringe a essa data. Atualmente todos os catadores de material reciclável do Capão Redondo e Jardim Ângela recebem visitas socioambientais domiciliares dos Agentes de Promoção Ambiental (APA) minimamente trimestralmente.


Data de Publicação: 06/03/2019

Fonte: Tatiana Ferreira/ Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo