Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Saúde de Mogi das Cruzes prepara 12ª Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Boca

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove no próximo dia 18 de outubro (sábado) a 12ª Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. O evento faz parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Saúde e será realizado no Largo do Rosário, das 8 às 15 horas, para prestar informações sobre a doença e realizar exames gratuitamente. Qualquer lesão ou machucado na boca que dure mais de duas semanas deve ser avaliado por um cirurgião dentista.

Entre as ações programadas estão: exames clínicos com finalidade de diagnóstico; orientações sobre o autoexame e cuidados necessários para a prevenção da doença; distribuição de material informativo; agendamento para uma segunda avaliação, se houver necessidade; e encaminhamento para realização de biópsia nos casos suspeitos. Haverá, ainda, em parceria com a Universidade Braz Cubas (UBC), o tradicional “escovódromo” voltado para o público infantil. 

O câncer de boca é responsável por 3% dos novos casos de câncer a cada ano e entre os fatores de risco estão fumo, álcool, exposição ao sol sem proteção, fatores traumáticos (próteses mal adaptadas ou quebradas) e raízes residuais que ferem a mucosa. “As campanhas são realizadas para facilitarmos o acesso das pessoas às informações e serviços, mas é importante lembrar que as unidades de saúde contam com cirurgiões dentistas capacitados para realizar os exames clínicos e também encaminhamentos necessários”, informa o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Cid Roberto Cury.

No passado, durante a 11ª Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca, 358 pessoas foram examinadas durante o evento realizado no Largo do Rosário, sendo que 98 pacientes foram encaminhados para uma segunda avaliação. “Temos referência para o atendimento de casos suspeitos no Posto da Saúde da Vila Natal”, explica o coordenador, lembrando que a prevenção é um trabalho contínuo, que deve ser observado pelos pacientes e profissionais.


Data de Publicação: 16/10/2014

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes