Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Horta comunitária na UBS/ESF Fátima mobiliza comunidade e profissionais de saúde

 

“Desde que eu comecei a vir para cá, esqueci das dores, das doenças...”, conta a usuária Valdeni Alves. Graças a uma horta comunitária, a comunidade passou a se envolver no dia a dia da UBS/ESF Fátima, em Embu das Artes,e claro, a ter uma alimentação mais saudável.

 

 O terreno começou a ser cultivado há quase um ano em um espaço ao lado da Unidade.

Mantida por agentes comunitários de saúde e comunidade, o local que antigamente servia de depósito de entulho virou produção de vários tipos de legumes e hortaliças. O que é produzido vira almoço comunitário ou vai para a “mesa de todo mundo”.

 

Hoje, muita gente acorda mais cedo para participar do grupo de caminhada e já ficar na Unidade para cuidar da manutenção da horta. Através de escala, todos acabam participando do trabalho, que acontece geralmente às terças e sextas-feiras. “Carpir, pegar no pesado foi o mais difícil”, relembra a usuária Terezinha Barroso.

 

Além de profissionais da Unidade, a horta comunitária da UBS/ESF recebe o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Embu das Artes. Profissionais do Projeto Dengue visitam o local com regularidade. Como conta a colaboradora Célia Maria: “ O pessoal aqui sempre acata nossas orientações, estão de parabéns”.

 


Data de Publicação: 16/01/2012

Fonte: Assessoria de Imprensa-CEJAM