Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Médico da UBS/PSF-Jardim Herculano realiza estudo e combate a obesidade na região

Sabe-se que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Sabe-se também, que elas podem ser prevenidas evitando-se ou mantendo-se sob controle fatores de risco como: a obesidade, o colesterol alto, o diabetes e a hipertensão arterial.

 

O trabalho de monitoramento destes fatores já é feito com sucesso em todas as Unidades Básicas de Saúde sob gestão do CEJAM. Porém, o médico endocrinologista Walidel Andere, da UBS/PSF- Jardim Herculano, resolveu dar outro olhar ao problema e recebeu elogios da Câmara Municipal de São Paulo.

 

A iniciativa começou há pouco mais de um ano com a idéia de controlar o sobrepeso e a obesidade. Para isso, era necessário um estudo sobre a região e de como vive a família brasileira. Uma rua do Jardim Herculano, com 12 casas foi o ponto de partida e modelo de amostragem sobre hábitos alimentares.

 

Nestas casas observou-se um consumo exagerado de açúcar e óleo “Não adianta tratar este problema apenas em um único indivíduo, é necessário tratar a família e mudar seus hábitos. A ação é igual para todos”, observou Drº Walidel.

 

Com dados, planilha na mão e muito planejamento, a pesquisa ampliou-se pelo Jardim Herculano. A partir daí, as pessoas foram convocadas para participar de uma palestra sobre saúde, perda de peso e manutenção, que acontece durante duas horas, todas as quartas-feiras na Unidade.

 

O trabalho é árduo e já atendeu um número expressivo de pessoas. Um questionário é entregue após cada palestra para avaliar o que foi aprendido e poderá transformar o cotidiano do paciente. Além disso, claro, é realizado um acompanhamento médico.

 

“Temos que buscar hipertensos, diabéticos, com sobrepeso. Este é um incentivo que deve acontecer em todas as UBS.”, Walidel deixou sua mensagem. “Isso é prevenção e promoção à saúde”.


Data de Publicação: 21/01/2010

Fonte: Assessoria de Imprensa-CEJAM