Voluntariado Dr. Conforto

O PROGRAMA DE VOLUNTARIADO “DR. CONFORTO” do Instituto de Responsabilidade Social CEJAM foi criado em 2000 a partir de uma iniciativa de um grupo de profissionais do CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”. Inspirados na historia de vida do Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, médico, primeiro Secretário de Saúde da Cidade de São Paulo e pai do Dr Fernando Proença de Gouvêa (membro fundador do CEJAM e atual Superintendente), que dedicou os últimos nos de sua vida a auxiliar e orientar pessoas carentes internadas em hospitais e asilos públicos, um grupo de cidadãos de destaque, dentre outros Ana Cecília Neves Gouvêa, José Gilberto Ribeiro Ratto, o patrono Dr. João Amorim, Lourivaldo Ribeiro, Suzana Colombi, Beatriz Gouvêa Ratto e membros do extinto Lyons Clube/Jardim Paulista, decidiu assumir o Programa “Dr. Conforto” nas atividades sócio-assistenciais do CEJAM.

Além das diversas ações idealizadas pelo grupo, o Dr. João Amorim criou o Lema: “ENXUGUE UMA LÁGRIMA”, Nosso maior o objetivo é ajudar Você!

Em 2009 o trabalho do voluntário estendeu-se as Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, a primeira na UBS Jardim Caiçara, com a mobilização de moradores locais apoiando programas de saúde de interesse da comunidade. Em eventos comemorativos ou de atividades de promoção e prevenção de saúde pontuais ações voluntarias qualificam e faz a diferença no atendimento a população.

Com a ampliação de atuação do CEJAM e do Instituto de Responsabilidade Social nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro uma nova estruturação do programa foi desenvolvida para que as atividades voluntárias sejam ações que formentem e contribuam significamente com o desenvolvimento humano da população atendida.

Outra atuação do programa são de profissionais de nível superior, que voluntariamente fazem acompanhamento a consultas, cirurgias ou exames a pedido de pacientes que necessitem ou de familiares. Por meio do nosso site, diversos voluntários tiram dúvidas de usuários sobre problemas de saúde e os orientam para solucioná-los. Na área de Ensino, voluntários capacitados para tal, podem promover cursos e palestras sobre questões de saúde, dirigidos a comunidade em geral.

O CEJAM coloca à sua disposição uma equipe de especialistas voluntários para esclarecer suas dúvidas e preocupações relativas à doenças das respectivas especialidades.