Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Linha do Tempo

  • Fundação do CEJAM
    Em 20 de maio de 1991, CEJAM foi fundado por um grupo de médicos, advogados e profissionais de saúde para dar apoio à saúde da mulher no Hospital Pérola Byington.
  • Assina 1° Convênio com a Secretaria do Estado de São Paulo
    Assina seu 1º convênio com a Secretaria do Estado para cooperação e execução do Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil (CRSMNADI), no Hospital Pérola Byington.
  • Primeira Equipe de Agentes Comunitários de Saúde da Mulher
    Implantação da primeira equipe de Agentes Comunitários de Saúde da Mulher, na UBS Jardim Souza, em São Paulo e atendimento à mulher pelas Unidades Móveis do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM).
  • ESF chega ao Jardim Ângela
    Firma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Jardim Ângela.
  • ESF chega ao município de Embu das Artes
    Firma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes para implantação da ESF no município.
  • Inaugura a primeira AMA de São Paulo
    Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, inaugura a 1ª AMA da cidade de São Paulo.
  • Conquista a primeira qualificação como organização social
    Recebe qualificação como Organização Social em São Paulo. O Jardim Ângela torna-se a 1ª região do município com 100% de cobertura de Estratégia Saúde da Família.
  • Inaugura o Hospital Dr. Moysés Deutsch (M'Boi Mirim)
    Inaugura o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, no M’ Boi Mirim, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Israelita Albert Einstein e o CEJAM. Neste mesmo ano, inaugura a 1ª AMA Especialidades de São Paulo.
  • Começa a atuar no Programa Mãe Paulistana
    Torna-se parceiro do município de São Paulo no Programa Mãe Paulistana. Em Embu das Artes, inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar.
  • Começa a atuar em Mogi das Cruzes e inaugura o CER IV
    Assina contrato de gestão no município de Mogi das Cruzes. Em mais uma ação pioneira, inaugura o Centro de Reabilitação Jardim Herculano, em São Paulo.
  • É qualificado como Organização Social em Arujá e no Rio de Janeiro
    É qualificado como Organização Social em Arujá e no Rio de Janeiro
  • Inaugura da Coordenação de Emergência Regional Ilha e UNICA Mogi
    Inaugura a 1ª Coordenação de Emergência Regional – CER, no Rio de Janeiro, e a 1ª Unidade Clínica Ambulatorial UNICA, em Mogi das Cruzes.
  • Começa a atuar no Hospital Evandro Freire
    Inaugura o Hospital Evandro Freire e o CER Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Entrega à população do Jardim Ângela, em São Paulo, três serviços: a UBS Integral Vera Cruz e os Hospitais Dia Rede Hora Certa M’ Boi Mirim I e II.
  • Implanta o LACEN em Mogi das Cruzes
    Implanta em Mogi das Cruzes o Laboratório Municipal de Exames e Diagnóstico, em parceria com o Albert Einstein Medicina Diagnóstica.
  • CEJAM chega ao Capão Redondo
    Assume o gerenciamento dos serviços de saúde do Capão Redondo, ampliando seu Contrato de Gestão em São Paulo. A UBS Vila Calú e a AMA Especialidades Jardim São Luiz recebem a certificação ONA Nível I.
  • Inaugura o CEO Vera Cruz
    Inaugura o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Vera Cruz. A UNICA – Mogi das Cruzes e o CER IV – M’ Boi Mirim recebem a certificação ONA Nível I.
  • Conquista ONA Nível II na UBS Vila Calú e AMA-E Jd. São Luiz
    UBS Vila Calú e AMA Especialidades Jardim São Luiz conquistam o Nível II – Pleno pela ONA. CEJAM passa a atuar no município de Poá.
  • É qualificado como Organização Social no Estado de São Paulo
    Amplia seu Contrato de Gestão na região do M’ Boi Mirim ao assumir quatro UPAs. Assina contrato de Gestão em Poá para o gerenciamento dos serviços de Diagnóstico por Imagem, Ortopedia e Traumatologia. Inicia suas atividades no gerenciamento de equipes médicas no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi, em Campinas. Qualifica-se como Organização Social no Estado de São Paulo e no município de Carapicuíba

Quem Somos

Evento

Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” - CEJAM é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 20 de maio de 1991 por um grupo de médicos, advogados e profissionais de saúde do Hospital Pérola Byington - Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil – CRSMNADI para dar apoio àquela Instituição.

Seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra, um dos seus fundadores e 1º Diretor Clínico do Hospital Pérola Byington, com ampla experiência na administração em saúde.

Com o lema “Prevenir é Viver com Qualidade”, é qualificado como Organização Social (OSS) em vários municípios com reconhecida experiência na gestão de serviços de saúde, atuando por meio de contratos de gestão e convênios em parceria com o Poder Público.

Atualmente, o CEJAM conta com serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Cajamar, Campinas, Guarulhos, Itu, Francisco Morato, Embu das Artes, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Santos, Franco da Rocha, Osasco e Rio de Janeiro, sendo uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).


Visão

Ser reconhecida como a melhor instituição nacional na gestão de saúde populacional.


Missão

Ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.


Valores

  • Valorizamos a vida
    Valorizamos a vida, enquanto bem individual inestimável, por meio da promoção à saúde e do respeito aos ciclos naturais de cada ser humano, desde a gestação até a terceira idade.
     
  • Estimulamos a cidadania
    Nossas atividades estão pautadas na garantia de direitos e deveres dos indivíduos, preservando sua dignidade. 

  • Somos éticos
    Exercemos as nossas atividades promovendo senso de ética e integridade em nossas relações, parcerias e processos. 

  • Trabalhamos com transparência
    Prezamos pela transparência em todos os nossos âmbitos de atuação, com base no nosso compromisso com a verdade e na construção de relações de confiança com os stakeholders da instituição.
     
  • Agimos com responsabilidade social
    Contribuímos para a formação de uma sociedade mais justa, em benefício dos nossos colaboradores e das comunidades nas regiões onde atuamos. 

  • Somos inovadores
    Incentivamos a implantação de ambientes de trabalho criativos, adaptáveis a mudanças e atentos às mais diversas transformações tecnológicas, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e a otimização de processos em cada área da instituição.
     
  • Qualificamos a gestão
    Qualificamos as nossas lideranças e forças de trabalho com respaldo na ciência, na técnica e nos dados, tendo como objetivo a excelência na gestão, na qualidade dos serviços prestados e na preservação da segurança de pacientes e de colaboradores. 

Pilares Estratégicos

  • Atenção Primária à Saúde
    Referência para acesso da população ao Sistema de Saúde. Realiza assistência com alto potencial para resolução dos problemas que demandam cuidados primários. Atua na prevenção e no monitoramento de condições crônicas. Coordena as redes de atenção à saúde e regula a organização racional de fluxos entre as áreas especializada e hospitalar. 

  • Sinergia da Rede de Serviços
    Conecta os pontos de atenção em rede, com aperfeiçoamento da comunicação e incorporação de tecnologias. Visa a integralidade do cuidado, a eficiência das ações e as referências entre serviços, demonstrando impacto sistêmico na saúde da população. 

  • Equipe Multidisciplinar
    Representa os diversos saberes em saúde que, com suas expertises, promovem o aperfeiçoamento dos planos de cuidado dos pacientes, com objetivos e metas terapêuticas, fortalecendo as linhas de cuidados e gestão da clínica. 

  • Geração e Disseminação de Conhecimento 
    Contribui com a sociedade e a comunidade científica, por meio de estruturação e divulgação de ações assistenciais, resultados e impactos na saúde da população nas zonas de atuação da instituição. Potencializa grupos de estudos, pesquisas, eventos científicos e promove o aperfeiçoamento da comunicação institucional. 

  • Tecnologia da Informação 
    É o elo entre as práticas assistenciais, administrativas e de gestão. Garante, de forma segura, a geração e o monitoramento de informação, para apoio no processo de tomada de decisões estratégicas, além de viabilizar a disseminação de conhecimento. Integra a população, serviços, gestores e demais partes interessadas. 

Lema

"Prevenir é Viver com Qualidade"


RETRATO DA NOSSA HISTÓRIA

Dr. João Amorim

 

Filho de imigrantes que se casaram no Brasil, ela siciliana, ele português, João Amorim foi o caçula de uma família de sete irmãos.

Nascido em 23 de junho de 1913 no município de São Vicente, fez seus estudos no Ginásio Santista, então dirigido pelos Irmãos Maristas. Ao final do curso, chamado pelo reitor da instituição para uma conversa, insistiu-se que João deveria seguir com os estudos.

Assim foi, e em 1938 João Amorim formou-se pela Faculdade de Medicina da USP, sendo o primeiro cidadão de sua cidade a tornar-se médico.

Um dos pioneiros na especialidade da ginecologia-obstetrícia, foi fundador e primeiro Diretor da Casa Maternal e da Infância, hoje Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, criada pelo governo de São Paulo em 1944 para o atendimento a mulheres carentes, gestantes e parturientes.

Dr. João Amorim exerceu a medicina durante intensos 65 anos e, graças à sua perícia, dedicação e ética, construiu uma vasta clientela particular, sem nunca abdicar de seu trabalho social.

Durante muitos anos foi o Diretor Clínico da Cruzada Pró-Infância (hoje Hospital Pérola Byington), hospital beneficente de inestimável trabalho junto à população em situação de vulnerabilidade social. Foi também Chefe da Maternidade do Hospital do Servidor Público Estadual, Diretor Clínico da Maternidade Matarazzo e Diretor Clínico da Maternidade Pró-Matre Paulista.

Nos hospitais e maternidades em que atuou, além de seu trabalho cotidiano como médico, dedicou-se também à formação de novos profissionais, promovendo cursos em sua especialidade. Desta forma, formou várias gerações de ginecologistas e obstetras, incluindo profissionais de renome.

Dr. João Amorim, Dr. José Aristodemo Pinotti e Dr. Fernando Proença de Gouvêa formaram o trio que, junto a um grupo de médicos e profissionais, fundou o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” - CEJAM, organização social sem fins lucrativos que hoje é modelo na promoção e na gestão da Atenção à Saúde Pública em todo o Brasil.

Com cerca de 90 anos, Dr. João Amorim aposentou-se da prática médica e passou a dedicar-se ao Programa Dr. Conforto, iniciativa do CEJAM que, à época, visava levar atenção a pacientes internados em longas recuperações, ou até mesmo doentes terminais.

Em 2008, em merecida homenagem póstuma, a Prefeitura Municipal de São Paulo deu o nome de Maternidade Dr. João Amorim à maternidade que funciona junto ao Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, também conhecido como Hospital do M’Boi Mirim.

Currículo

Dr. João Amorim (23/06/1913 - 10/03/2006)

Médico Obstetra com 65 anos de atividades profissionais, Patrono do CEJAM e com uma carreira pontificada como:

  • Fundador da Casa Maternal Leonor Mendes de Barros
  • Diretor Clínico do Hospital Pérola Byington
  • Diretor da Pró-Matre Paulista
  • Diretor Clínico da Maternidade Matarazzo
  • Chefe da Maternidade do Hospital do Servidor Público Estadual
  • Membro Fundador do CEJAM

Participou do CEJAM como Presidente do Conselho Fiscal e grande incentivador de nossos programas socioassistenciais.

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

IRS Dr. Fernando Proença de Gouvêa

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

Prevenir é viver com qualidade!