Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Bem Viver

Bem Viver

22 de Agosto de 2019

CAPS Infantojuvenil realiza oficina de minhocário e promove horta comunitária

Integrar ações sustentáveis e em prol do meio ambiente à promoção da saúde mental é uma das estratégias de sucesso implantadas pelo Time CEJAM do CAPS Infantojuvenil II M’Boi Mirim, na zona sul de São Paulo. 

Em parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), a equipe da unidade desenvolve projetos voltados para a sustentabilidade nos serviços de saúde, contando com a participação de crianças e adolescentes que frequentam o Centro de Atenção Psicossocial, além de familiares dos usuários, colaboradores e comunidade em geral. 

Um dos destaques da unidade é a sensibilização de usuários e equipe para realização de coleta seletiva e separação correta de resíduos. Além disso, a equipe iniciou um novo projeto verde: a horta comunitária, cujas etapas incluem a preparação da terra, produção de compostos orgânicos, plantio e manutenção periódica. 

Na fase de preparação da horta, foi realizada mobilização para a produção de um minhocário, a fim de possibilitar a utilização de lixo orgânico como adubo para as plantas, além de incentivar a melhoria da qualidade de vida dos participantes, a socialização, convivência e troca de experiências. 

A implantação do minhocário foi realizada após oficina promovida pelo colaborador CEJAM e técnico de enfermagem Rogério Santos, junto com a agente de promoção ambiental Daniela Mourão, que atuam no CAPS IJ. "O objetivo foi que cada um dos participantes pudessem levar uma sementinha consigo sobre a importância das questões ecológicas. O que mais chamou a atenção foi a interação dos adolescentes quando estavam em contato com a terra”, comenta Rogério. 

Durante a oficina, foram abordados temas como aquecimento global, agrotóxicos, pesticidas e importância da redução do uso de embalagens descartáveis, com foco em contribuir para um ecossistema mais sustentável.

Fonte: Imprensa, Comunicação e Marketing

CAPS Infantojuvenil São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

Prevenir é viver com qualidade!