Aguarde...
30 de Junho de 2025
Desde que aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), no final de 2024, o CEJAM intensificou seu compromisso com estratégias alinhadas aos Dez Princípios Universais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Oito meses após iniciar sua participação na Rede Brasil, a instituição destaca suas conquistas e aprendizados nessa trajetória.
Plataformas de Ação
Em 2025, a empresa ingressou em 3 das 6 Plataformas de Ação do Pacto Global – fóruns colaborativos que estimulam a troca de experiências e sugestões sobre projetos que promovam a sustentabilidade em diversos segmentos.
“A escolha dos três eixos — Clima, Comunicar e Engajar e Combate à Corrupção — está ligada às prioridades estratégicas da organização, refletindo tanto sua missão institucional quanto os principais desafios e oportunidades identificados em seu contexto de atuação”, pontua Everton Tumilheiro, coordenador ESG no CEJAM.
Clima: consolidar seu posicionamento com ações concretas frente à emergência climática, especialmente considerando a administração de serviços públicos de saúde. Com esse aspecto, a agenda climática tem sido incorporada à gestão socioambiental – com destaque para a estruturação do seu primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa, aderindo ao programa brasileiro GHG Protocol como ponto de partida para ampliar a medição e controle de suas emissões.
Comunicar e Engajar: reforçar a dedicação com a construção de uma cultura de sustentabilidade e ética, valorizando a transparência, a educação para a cidadania e o engajamento de seus stakeholders. Dessa forma, vem sendo desenvolvida uma abordagem direcionada a colaboradores, mas também às partes externas – com o intuito de sensibilizar os diferentes públicos sobre boas práticas por meio de conteúdos informativos e interativos em seus canais de comunicação.
Como exemplo, é possível pontuar a campanha Junho Verde – que mobilizou a entidade em torno da pauta ambiental – e a disseminação da Plataforma Academy do Pacto Global – incorporada como ferramenta de capacitação corporativa, incentivando os profissionais a realizarem cursos e aprofundarem seus conhecimentos acerca do assunto.
Combate à Corrupção: reafirmar a responsabilidade com a integridade, a conformidade legal e a seriedade na aplicação dos recursos públicos e privados. Assim, as atividades promovidas incluem o fortalecimento da governança institucional, com a implementação de políticas, códigos de conduta e mecanismos de integridade; e a capacitação contínua das equipes em temas como ética e prevenção de riscos. Além disso, o CEJAM também participa ativamente de eventos e fóruns do Pacto Global, contribuindo para a construção coletiva de diretrizes voltadas ao enfrentamento da corrupção no setor social e de saúde.
Outros destaques
Segundo o especialista, para além dos esforços desempenhados em relação às plataformas de ação, a coleta e a organização de dados ESG também têm sido aprimorados, adequando o processo de reporte à metodologia da Comunicação de Progresso (CoP) do Pacto Global, o que favorece uma visão mais integrada e estratégica.
“Outro avanço significativo é que passamos a dar maior ênfase a temas como eficiência hídrica e diversidade. Essa mudança se refletiu na contratação de profissionais especializados, ampliando nossa capacidade técnica para lidar com as pautas de sustentabilidade”, completa.
Nesse contexto, o coordenador ressalta que o engajamento dos colaboradores é fundamental na consolidação dos princípios ESG na cultura organizacional da empresa – viabilizando as mudanças na rotina dos serviços. “Quando engajadas, as equipes contribuem de forma mais proativa, colaborativa e inovadora para alcançar os compromissos institucionais”, afirma.
Desafios e próximos passos
Ao traçar um balanço até então, Everton avalia que os desafios enfrentados são transformados em aprendizado para a busca de iniciativas e soluções coerentes às características de cada unidade gerenciada pelo CEJAM e à realidade do setor de saúde.
“Esse aprendizado tem demonstrado que a real maturidade não está apenas na excelência de uma frente isolada, mas, sim, na capacidade de conectar ideias e práticas que gerem valor compartilhado”.
Para os próximos passos, a instituição atua para expandir suas ações, envolvendo ativamente fornecedores, parceiros e demais atores da cadeia de valor nos princípios assumidos. Também estão previstas as ampliações das atividades de comunicação e conscientização, integridade e redução de impactos ambientais.
“Com isso, o CEJAM fortalece sua identidade institucional, aumentando sua capacidade de responder a riscos e oportunidades, e consolidado a sustentabilidade como um diferencial de longo prazo”, celebra Everton.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!