Aguarde...

23 de Fevereiro de 2017

Cinema em Cuiabá descumpre lei da entrada gratuita para deficientes

O cinema do Shopping Pantanal, Cine Araújo Multiplex Pantanal, é acusado de não cumprir a lei nº 5.634 de 2013, que garante o direito de acesso gratuito às pessoas com deficiência e seus acompanhantes em eventos sócio-culturais.

O problema seria recorrente, de acordo com o servidor público Thiago Oliveira. Ele possui deficiência física e alega que, por diversas vezes, teve que pagar a metade do valor do cinema.

(Faço parte da Associação Mato-grossense de Deficientes, sei que possuímos direito, porém, o cinema não respeita. Eles alegam que não reconhecem a lei municipal), disse.

Segundo Thiago, ao menos, duas reclamações já foram registradas no Procon Municipal e o cinema até já foi multado. No entanto, eles continuam descumprindo a lei que prevê que a pessoa com deficiência e seu acompanhante têm direito a gratuidade em locais públicos e privados.

Ainda segundo a lei, o não cumprimento da gratuidade por parte dos organizadores e/ou proprietários dos locais em que se deem os eventos estão sujeitos a notificação e posteriormente multa no valor de um salário mínimo. Em caso de reincidência, será cobrado em dobro e haverá o cancelamento do alvará de funcionamento em caso de nova reincidência.

(Já procurei o Procon, que os notificou e deram prazo para se regularizarem. Mas nem isso os intimidou. Todos os cinemas cumprem a lei, menos estes. Já busquei até a Associação dos Mato-grossenses dos Deficientes, para que coloque em pauta na reunião do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência para que se discuta isso. É uma lei e precisa ser cumprida), disse Thiago.

O Shopping Pantanal foi procurado para explicar os motivos do descumprimento da lei e informou, via assessoria de imprensa,  que vai vai apurar o ocorrido, visto que respeita as leis municipais.

OUTRO LADO 

(Pantanal Shopping informa que irá apurar os fatos narrados e afirma que irá solicitar que todas as medidas administrativas cabíveis sejam tomadas pela operadora de cinema. O shopping reitera que respeita todas as normas estabelecidas pela municipalidade e exige a mesma postura de seus operadores).

Fonte: FOLHAMAX

Deficiente Saúdavel Notícias

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.