Aguarde...
29 de Maio de 2023
O mês de maio foi considerado o mais seco desde 2020 na cidade de São Paulo. E esse fato reflete em diferentes áreas da saúde, uma vez que pode afetar diretamente o bem-estar físico e mental.
Com a chegada do inverno, é esperado que a umidade diminua regularmente. Portanto, é extremamente importante estar atento à ingestão adequada de água para conseguir driblar os efeitos negativos que as estações mais frias podem causar no corpo.
“Ao beber água regularmente, podemos ajudar a compensar a situação e prevenir sintomas desagradáveis, como ressecamento da boca e garganta, por exemplo. Além disso, ter uma hidratação adequada também ajuda a manter o bom funcionamento dos nossos órgãos internos, evitando maiores complicações de saúde”, afirma Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da UBS Jardim Nakamura, gerenciada pelo CEJAM em parceria com Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP).
Segundo a especialista, também é possível manter a hidratação do corpo com a inclusão de uma dieta rica em alimentos com alto índice de água. "É possível aumentar a hidratação do corpo consumindo algumas frutas e legumes, como pêssego, framboesa, pepino, melancia, abobrinha, morango, laranja, alface, tomate, melão e abacaxi. Todos esses alimentos têm um alto teor de água", reforça.
A profissional ressalta, no entanto, que esses alimentos não substituem o consumo do líquido. Ela enfatiza que a água de coco é rica em potássio e magnésio, que ajudam a repor os nutrientes perdidos durante a transpiração, ou seja, também é uma ótima opção para hidratação.
Além disso, os sucos naturais, quando feitos com frutas frescas, são fontes de vitaminas e minerais e podem auxiliar durante o período.
Cuidados cotidianos:
Além da alimentação, a nutricionista dá algumas dicas gerais de como amenizar a sensação de secura durante o dia a dia. Confira abaixo os cuidados:
- Busque manter o ambiente úmido utilizando vaporizadores ou bacias com água;
- Evite realizar exercícios físicos no final da manhã e no final da tarde, especialmente ao ar livre;
- Evite a exposição direta ao sol nos momentos mais quentes;
- Lave o nariz com soro fisiológico;
- Use e abuse dos hidratantes para a pele.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!