Aguarde...
05 de Dezembro de 2024
Fotos 1, 2 e 3: Bianca e Raquel como voluntárias em ações desenvolvidas pelo Instituto CEJAM | Foto 4: Bianca e seu irmão em passeio, promovido pelo Instituto, ao Cirque du Soleil, em 2013
“Ser voluntário é uma oportunidade única de poder retribuir e encontrar um propósito através do cuidado com o próximo”. É assim que Bianca Oliveira Firmino, de 22 anos, define o significado do voluntariado em sua trajetória.
Neste Dia Internacional do Voluntário, lembrado em 05 de dezembro, ela e sua mãe, Raquel Lima de Oliveira, de 42 anos, contam como suas vidas foram transformadas por meio da atuação do Instituto CEJAM.
Primeiro contato
Tudo começou em 2011, quando a família mudou-se para o bairro da Liberdade, próximo à sede do CEJAM, e conheceram o programa VivaLeite – uma parceria do Instituto com o Governo do Estado de São Paulo para distribuir leite a crianças e idosos a fim de oferecer um complemento alimentar de nutritivo.
Desde então, Raquel passou a receber convites para, junto com Bianca e seu filho mais novo Bruno Oliveira Firmino, participar de diversas ações, com foco em lazer e promoção à saúde.
“Na época, estávamos passando por uma situação financeira ruim, eu estava desempregada, pagando aluguel e com duas crianças pequenas. Nos momentos e datas importantes para eles, o CEJAM estava presente. Passeio no circo, Páscoa, Dia das Crianças, Natal. Só de ver os olhinhos brilhando de felicidade que iriam ganhar algo, porque eu não podia comprar ou proporcionar”, lembra Raquel.
Dentre as inúmeras atividades que puderam aproveitar em família, Bianca se recorda de uma em especial. “Em 2014, foi um ano extremamente difícil para nós em relação à situação financeira, pois minha família sofreu um acidente de carro em outubro e foi horrível. No meio da tempestade, ganhar a sacolinha solidária de Natal fez total diferença".
Em meio às oportunidades que surgiram ao longo do caminho, talvez a mais importante tenha sido a de fazer parte do #TimeCEJAM, onde, atualmente, trabalha como assistente administrativa, na Gerência Jurídica.
“Comecei a trabalhar no CEJAM em 2020, com apenas 18 anos, como jovem aprendiz no setor do Jurídico. Isso me trouxe diversas oportunidades e também abriu várias portas para minha vida profissional, pessoal e hoje ser quem eu realmente sou”.
Ser voluntário é…transformador
O sentimento de gratidão foi o que motivou mãe e filha a se tornarem voluntárias do Instituto, em 2022. “Eu estive do outro lado e sei muito bem a alegria que é ver seus filhos felizes. Então, eu quis de alguma forma retribuir tudo o que recebi por outros voluntários, que dispuseram de seu tempo e fizeram momentos inesquecíveis para mim e meus filhos”, destaca Raquel.
“O voluntariado sempre teve um papel marcante na minha vida, desde criança, moldando como enxergo o mundo. Foi nessa fase que pude aprender a importância de cuidar do próximo e o poder transformador da solidariedade”, lembra Bianca.
Hoje, elas fazem parte dos mais de 900 voluntários cadastrados no Instituto CEJAM, que doam tempo e talento em ações de responsabilidade social e ambiental nas áreas de: saúde da mulher, educação e inclusão produtiva, cultura e qualidade de vida, apoio socioassistencial, ecoeficiência, gerenciamento ambiental e consciência ecológica.
Cada atividade realizada impacta não somente os beneficiários, mas também aqueles que estão dispostos a proporcionar o bem. “Como voluntária, digo que é algo que, claramente, melhora a saúde mental e física, nos ajuda a desenvolver consciência social e a olhar o próximo com cuidado e amor”, afirma Raquel.
“Eu me orgulho de ser voluntária, mas não é apenas uma ação pontual, e sim um estilo de vida. O ato de doar seu tempo, sua energia, seu amor e sua essência se tornou uma das minhas maiores fontes de realização pessoal, e isso é o que me motiva a continuar”, finaliza Bianca.
Faça parte do programa de Voluntariado CEJAM
O Instituto CEJAM, que coordena as ações de responsabilidade socioambiental do CEJAM, possui um programa de voluntariado aberto ao público em geral. Além de capacitação, são oferecidos suporte, formação e diversas oportunidades para que os voluntários possam se desenvolver e se fortalecer cada vez mais em projetos socioambientais.
Para se tornar um voluntário, entre em contato com o Instituto CEJAM pelo e-mail voluntariado@cejam.org.br ou pelo WhatsApp (11) 95912-0035, e faça a diferença na vida de quem mais precisa!
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!