Aguarde...
03 de Outubro de 2019
Consciente da importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama, que é o segundo mais comum entre mulheres no mundo todo, o Hospital Dia Rede Hora Certa Campo Limpo, gerenciado pelo CEJAM, adotou um procedimento de monitoramento de todo o processo de atendimento às pacientes que procuram pelos serviços da unidade.
Em caso de suspeita da doença, a paciente é submetida à biópsia da lesão. Em seguida, automaticamente, ela é inserida em uma planilha de controle, que possibilita à equipe médica verificar se ela compareceu ao atendimento no dia agendado para retirar o resultado do exame. Em caso de não comparecimento, o hospital realiza uma busca ativa e entra em contato com ela para reagendamento, além de orientá-la sobre a importância do comparecimento.
Caso a biópsia realizada apresente resultado de câncer de mama, é feita uma convocação a nível prioritário para que se inicie o mais rápido possível o acompanhamento e o tratamento da paciente. Nos primeiros oito meses deste ano, o Hospital Dia Rede Hora Certa Campo Limpo realizou 815 encaminhamentos para avaliação com mastologista e 145 biópsias. “O controle por meio de fluxograma feito pelo RHC Campo Limpo facilita os procedimentos, tornando mais dinâmico o atendimento e mais rápido o tratamento”, ressalta Monique Valois Ribeiro, mastologista do CEJAM.
Sintomas da doença
A especialista aponta que um dos sintomas mais comuns da doença é o aparecimento de nódulo endurecido na região das mamas. Além disso, podem aparecer edema e retração cutâneos, descamação dos mamilos, secreção papilar, entre outros sinais. A mastologista ainda ressalta que, embora a enfermidade apresente complexidade de fatores relacionados a ela, a alimentação adequada, a prática regular de exercícios físicos e a diminuição do consumo de bebidas alcóolicas são hábitos que podem ajudar na prevenção. “No caso das mães, a amamentação tem destaque na prevenção, sobretudo durante os primeiros seis meses de vida do bebê”, afirma Monique.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa foi criada internacionalmente no início da década de 90, com o intuito de informar, conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2017, no Brasil, ocorreram mais de 16 mil óbitos decorrentes da enfermidade, que apresentou 59.700 novos casos apenas em 2018.
Fonte: Máquina Cohn & Wolf
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!