Responsável pelo maior número de medalhas da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012 (foram 18 """" - sete ouros, oito pratas e três bronzes), o time de atletismo do país contará com 61 atletas na Paralimpíada do Rio 2016, a ser disputada entre os dias 7 e 18 de setembro, na capital fluminense.
O Comitê Paralímpico Brasileiro recebeu a alocação das vagas do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), que permitirá que 37 homens e 24 mulheres da modalidade integrem a delegação nacional. O atletismo paralímpico será disputado no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, o Engenhão.
O critério de classificação para os Jogos já havia sido divulgado e pode ser conferido anexo. O departamento técnico do Comitê levará em consideração o ranking""""Rio 2016 Paralympic Games """" - Eligibility"""" . Anteriormente, era considerado o ranking (Rio 2016 Paralympic Games """" - AQS qual. Allocation0. Contudo, este último deixou de ser atualizado pelo IPC em 20 de junho e deu lugar ao primeiro, cuja composição é idêntica e seguirá sendo atualizado até o fechamento da lista.
Os atletas terão até este fim de semana para obterem marcas a fim de classificar-se para os Jogos Paralímpicos. A partir de sexta, 15, ocorrerá a segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, no CT Paralímpico Brasileiro. A competição encerra o período de obtenção de performances qualificatórias. A convocação final para a Paralimpíada ocorrerá na próxima terça-feira, 19.
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro