Aguarde...
01 de Novembro de 2023
A telemedicina é uma inovação tecnológica que está transformando positivamente o cenário da saúde em todo o mundo, e teve em sua trilha de desenvolvimento um crescimento exponencial dentro dos serviços de telessaúde devido à pandemia de Covid-19. Na Santa Casa de São Roque, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura local, não é diferente. Implantada em junho deste ano, essa iniciativa está em pleno vapor, apresentando ótimos resultados, vantagens e feedbacks positivos por parte dos pacientes.
Essa modalidade de assistência médica utiliza tecnologia de comunicação e informação para conectar médicos e pacientes à distância. Isso significa que as consultas médicas, diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos podem ocorrer virtualmente, através de videoconferências e outras ferramentas tecnológicas.
No fluxo de atendimento da Santa Casa, quando um paciente chega ao Pronto-Socorro, inicia-se o processo com a retirada de uma senha. Após a triagem, caso a classificação do paciente seja de nível azul, a equipe de enfermagem oferece a opção de uma consulta por telemedicina. O paciente, então, aguarda na sala de espera do serviço, agilizando o acesso a cuidados médicos com uma alternativa eficiente e conveniente.
“Um dos aspectos mais impressionantes da telemedicina é a oportunidade de oferecer acesso amplo à assistência médica, ou seja, os pacientes têm acesso a médicos especialistas que talvez não estejam disponíveis localmente. E essa condição torna o serviço valioso, principalmente em situações às quais a expertise de um especialista é necessária”, declarou a Dra. Rafaela Peixoto, gerente médica da Santa Casa.
Dessa forma, a telemedicina oferece diversas vantagens tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, e para demonstrar esses benefícios na Santa Casa, apresentamos a seguir alguns resultados da pesquisa de satisfação realizada pela Ouvidoria da unidade junto aos pacientes.
Atendimento Médico de Qualidade
Dos 401 entrevistados, 93% classificaram o atendimento médico na telemedicina como "ótimo", resultado que demonstra qualidade e eficácia do serviço prestado.
Resolução de Problemas
Cerca de 96% dos entrevistados (387 pessoas) afirmaram que seus problemas foram resolvidos por meio do teleatendimento. Isso destaca a eficiência da telemedicina em abordar as necessidades dos pacientes e dar andamento ao processo de continuação, se necessário.
Uma novidade aprovada
Quando perguntados se indicavam o serviço a outra pessoa, quase 97% dos entrevistados disseram que recomendariam. Esse alto índice de recomendação reflete a confiança e satisfação dos pacientes com a telemedicina na Santa Casa de São Roque.
“O alto índice de recomendação, de quase 97% dos entrevistados, reflete a confiança e satisfação que nossos pacientes têm em relação à telemedicina na Santa Casa de São Roque. Estamos orgulhosos de ser uma 'novidade aprovada' em nosso compromisso de fornecer cuidados de saúde acessíveis, convenientes e de alta qualidade”, ressaltou Gisele Vieira, ouvidora da unidade.
Transformando a vida dos pacientes
Em apenas quatro meses de implantação, de junho a setembro de 2023, a telemedicina na Santa Casa de São Roque realizou 2.281 atendimentos. Isso representa uma média mensal de 570 teleatendimentos, destacando o sucesso e a crescente demanda por essa modalidade de assistência médica, e reafirmando o compromisso do CEJAM em trilhar o caminho da modernidade, pensando a saúde como um instrumento transformador na vida das pessoas.
Os números e feedbacks positivos apresentados destacam ainda mais o caráter definitivo dessa tecnologia que é parte vital para o futuro da assistência médica. A Santa Casa de São Roque continua comprometida em fornecer serviços de telemedicina de excelência, mantendo a saúde e o bem-estar da comunidade como prioridade máxima.
“Continuaremos a trabalhar arduamente para aprimorar ainda mais nossos serviços e garantir que atendamos às necessidades de nossa comunidade da melhor forma possível. Agradecemos a todos os pacientes que confiam em nós para suas necessidades de saúde e estamos comprometidos em superar suas expectativas continuamente", finalizou Edson Soares, diretor-geral da Santa Casa.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!