Aguarde...

Saúde

Saúde

01 de Novembro de 2023

Telemedicina na Santa Casa de São Roque revoluciona o atendimento médico público da região

A telemedicina é uma inovação tecnológica que está transformando positivamente o cenário da saúde em todo o mundo, e teve em sua trilha de desenvolvimento um crescimento exponencial dentro dos serviços de telessaúde devido à pandemia de Covid-19. Na Santa Casa de São Roque, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura local, não é diferente. Implantada em junho deste ano, essa iniciativa está em pleno vapor, apresentando ótimos resultados, vantagens e feedbacks positivos por parte dos pacientes.

Essa modalidade de assistência médica utiliza tecnologia de comunicação e informação para conectar médicos e pacientes à distância. Isso significa que as consultas médicas, diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos podem ocorrer virtualmente, através de videoconferências e outras ferramentas tecnológicas.

No fluxo de atendimento da Santa Casa, quando um paciente chega ao Pronto-Socorro, inicia-se o processo com a retirada de uma senha. Após a triagem, caso a classificação do paciente seja de nível azul, a equipe de enfermagem oferece a opção de uma consulta por telemedicina. O paciente, então, aguarda na sala de espera do serviço, agilizando o acesso a cuidados médicos com uma alternativa eficiente e conveniente.

“Um dos aspectos mais impressionantes da telemedicina é a oportunidade de oferecer acesso amplo à assistência médica, ou seja, os pacientes têm acesso a médicos especialistas que talvez não estejam disponíveis localmente. E essa condição torna o serviço valioso, principalmente em situações às quais a expertise de um especialista é necessária”, declarou a Dra. Rafaela Peixoto, gerente médica da Santa Casa.

Dessa forma, a telemedicina oferece diversas vantagens tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, e para demonstrar esses benefícios na Santa Casa, apresentamos a seguir alguns resultados da pesquisa de satisfação realizada pela Ouvidoria da unidade junto aos pacientes.

Atendimento Médico de Qualidade

Dos 401 entrevistados, 93% classificaram o atendimento médico na telemedicina como "ótimo", resultado que demonstra qualidade e eficácia do serviço prestado.

Resolução de Problemas

Cerca de 96% dos entrevistados (387 pessoas) afirmaram que seus problemas foram resolvidos por meio do teleatendimento. Isso destaca a eficiência da telemedicina em abordar as necessidades dos pacientes e dar andamento ao processo de continuação, se necessário.

Uma novidade aprovada

Quando perguntados se indicavam o serviço a outra pessoa, quase 97% dos entrevistados disseram que recomendariam. Esse alto índice de recomendação reflete a confiança e satisfação dos pacientes com a telemedicina na Santa Casa de São Roque.

“O alto índice de recomendação, de quase 97% dos entrevistados, reflete a confiança e satisfação que nossos pacientes têm em relação à telemedicina na Santa Casa de São Roque. Estamos orgulhosos de ser uma 'novidade aprovada' em nosso compromisso de fornecer cuidados de saúde acessíveis, convenientes e de alta qualidade”, ressaltou Gisele Vieira, ouvidora da unidade.

Transformando a vida dos pacientes

Em apenas quatro meses de implantação, de junho a setembro de 2023, a telemedicina na Santa Casa de São Roque realizou 2.281 atendimentos. Isso representa uma média mensal de 570 teleatendimentos, destacando o sucesso e a crescente demanda por essa modalidade de assistência médica, e reafirmando o compromisso do CEJAM em trilhar o caminho da modernidade, pensando a saúde como um instrumento transformador na vida das pessoas.

Os números e feedbacks positivos apresentados destacam ainda mais o caráter definitivo dessa tecnologia que é parte vital para o futuro da assistência médica. A Santa Casa de São Roque continua comprometida em fornecer serviços de telemedicina de excelência, mantendo a saúde e o bem-estar da comunidade como prioridade máxima.

“Continuaremos a trabalhar arduamente para aprimorar ainda mais nossos serviços e garantir que atendamos às necessidades de nossa comunidade da melhor forma possível. Agradecemos a todos os pacientes que confiam em nós para suas necessidades de saúde e estamos comprometidos em superar suas expectativas continuamente", finalizou Edson Soares, diretor-geral da Santa Casa.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

São Roque

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.