Aguarde...
19 de Setembro de 2025
Com o tema “Segurança em toda a jornada, segurança desde o início”, o CEJAM realizou, nesta quarta-feira (17), o 4º Simpósio de Segurança do Paciente, no auditório do Campus Memorial da Uninove, em São Paulo. O encontro reuniu mais de 350 profissionais e autoridades do setor, em um espaço voltado à troca de conhecimentos e à disseminação de práticas que fortalecem a cultura de segurança do paciente. A transmissão online pelo canal da instituição no YouTube garantiu que ainda mais colaboradores pudessem acompanhar o conteúdo.
Dando início à programação, João Romano, gerente executivo do CEJAM, ressaltou a conquista que representa chegar à quarta edição do evento e reforçou o comprometimento da organização com a construção de um sistema de saúde cada vez mais seguro, eficiente e humanizado.
“Falar sobre segurança do paciente é reafirmar, dia após dia, o nosso compromisso com o cuidado: antecipar riscos, acolher com sensibilidade e assegurar que cada pessoa atendida se sinta respeitada, protegida e valorizada desde o primeiro contato com nossos serviços de saúde”, salientou.
Abrindo as discussões do dia, a Profa. Me. Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA (Organização Nacional de Acreditação), apresentou a palestra “Importância do Acesso Seguro, Classificação de Risco e Transferência Segura de Pacientes”. Em sua fala, a especialista destacou a relevância de compreender a jornada do paciente sob diferentes perspectivas — da organização, dos avaliadores e do próprio usuário do sistema de saúde.
“Cada processo, rotina e protocolo existente em uma instituição está integrado à jornada do paciente e influencia diretamente na qualidade da assistência. Para que essa assistência seja, de fato, segura, é fundamental considerar e compreender as expectativas de todas as partes envolvidas”, pontuou.
Em seguida, o público acompanhou a mesa-redonda “Acesso Seguro e Oportuno com Classificação de Risco”, mediada pelo Dr. Flávio Monteiro, diretor técnico do HMEF/CER Ilha, com a participação do Dr. David Pereira, médico RT da UPA Campo dos Alemães; Dra. Sahar Clara, cirurgiã-dentista RT da UBS Jardim Comercial; e Dr. Rodrigo Lancelote, psiquiatra e diretor técnico do Hospital Estadual de Franco da Rocha/CAISM.
Na ocasião, a médica intensivista e conselheira da ONA, Dra. Elenara Ribas, conduziu a palestra “Avaliação de Sinais e Sintomas de Risco: Deterioração Clínica e Transferência Segura de Pacientes”. Durante sua apresentação, ela reiterou a importância da detecção precoce da deterioração clínica e da resposta rápida e coordenada entre equipes.
“Normalmente, treinamos competências técnicas, mas é essencial desenvolver também competências não técnicas, como a percepção de risco, a consciência situacional e o compartilhamento de modelo mental”, afirmou.
A segunda mesa-redonda, intitulada “Efetividade dos Protocolos de Deterioração Clínica”, foi mediada pelo urologista e gerente de saúde cooperativa do CEJAM, Dr. Rodolfo Bandeira, e contou com a participação do ginecologista e obstetra do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, Dr. Pedro de Araújo, e do médico RT da UBS Parque do Lago, Dr. João Diego Oliveira.
O simpósio marcou o lançamento da 4ª Pesquisa da Cultura de Segurança do Paciente. A gerente de Qualidade do CEJAM, Fernanda Fuscaldi, enfatizou os avanços alcançados nas edições anteriores, que já somam mais de 25 mil participações, e reforçou a necessidade do envolvimento coletivo para que a pesquisa se consolide como uma ferramenta eficaz para uma assistência segura.
Unidades com maior notificação de incidentes são premiadas
Na oportunidade, também foram reconhecidas as unidades com maior engajamento na notificação de incidentes, indicador primordial para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente. Confira as vencedoras:
Atenção Primária
1º lugar: UBS Jardim Comercial
2º lugar: UBS Santa Lúcia
3º lugar: UBS Jardim Eledy
Atenção Especializada
1º lugar: AMA Especialidades Capão Redondo
2º lugar: AMA Especialidades Jardim São Luís
3º lugar: Centro de Referência de Dor Crônica Parque Maria Helena
Rede de Urgência e Emergência
1º lugar: UPA Vera Cruz
2º lugar: AMA/UBS Jardim Capela
3º lugar: UPA Jardim Ângela
Atenção Hospitalar
1º lugar: Hospital Geral de Itapevi
2º lugar: Hospital da Mulher Mariska Ribeiro
3º lugar: Hospital Municipal Evandro Freire
Ao final do simpósio, Fuscaldi celebrou o espírito de colaboração entre as equipes. “A grandeza desse evento só expressa o compromisso das unidades, com a qualidade e com a segurança do paciente. Isso só é possível porque essa sementinha já está plantada em cada serviço de saúde”, concluiu.
Assista ao simpósio na íntegra na TV CEJAM no YouTube.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!