Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

02 de Outubro de 2015

Agentes de promoção ambiental passam por capacitação em São Paulo

Cerca de 300 agentes de promoção ambiental (APA) do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da cidade de São Paulo participaram, no último dia 24 de setembro, do encerramento do curso “O Educador em (Re) construção”.

Esta é a primeira capacitação promovida pela área técnica da Secretaria Municipal de São Paulo (SMS), responsável pelo PAVS. O curso, que começou no dia 20 de agosto, teve seis encontros e ocorreu no campus Vergueiro da Universidade Nove de Julho.

Segundo Yamma Mayura, médica e uma das coordenadoras do PAVS na SMS, o objetivo de capacitar agentes e gestores locais no papel de educadores foi alcançado. Yamma explica que vários palestrantes foram convidados a falar ao longo dos encontros, sempre sobre temas ligados à promoção de saúde e que, com certeza, agregaram muito aos participantes.

“A aproximação dos profissionais, com troca de experiências, inserção na sustentabilidade e identificação das necessidades específicas de cada comunidade foi um dos pontos fortes do curso”, disse a coordenadora do PAVS. “A ideia é que esses profissionais repassem para suas regiões o que aprenderam aqui e sejam agentes da promoção de saúde. O PAVS está no SUS”, completou.

‘Prevenção é segredo quando assunto é saúde’

Para o cerimonialista do evento, Jefferson Rodrigues, também Gestor Regional da Leste e aluno do curso, a requalificação e incorporação dos agentes como educadores da saúde foram objetivos alcançados durante as seis semanas de encontro. “Muitos palestrantes vieram nos contemplar e muitas ideias nos foram passadas. Os habitantes do território que atendemos precisam de nós sempre aptos a lhes orientar e ensinar. A prevenção é o segredo quando o assunto é saúde e devemos passar essa ideia à região”, frisou Rodrigues.

Pollyanna Câmara, atual gestora regional do PAVS na zona Sul, aprovou a iniciativa e garante que a população é quem sai ganhando. “A proposta de alinharmos nossos processos de trabalho, entendendo que realizamos um bom serviço quando trocamos nossos saberes e expertises, é sempre um ótimo modelo em educação. Estar em comunidade nos amplia o papel de educador, que transcende o papel de ‘levar informação’, mas nos qualifica na promoção de saúde e no plano de cuidado da nossa população”, afirmou a gestora.

Fonte: Portal Prefeitura de São Paulo

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.