Aguarde...
04 de Novembro de 2025
Em um cenário em que o cuidado vai além dos hospitais e se traduz em ações concretas de responsabilidade e inovação, o CEJAM foi reconhecido entre os 15 melhores projetos do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA) 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, durante o Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2025), evento realizado ao longo de três dias no Hospital Sírio-Libanês.
O projeto premiado, “Experiência Piloto em Têxteis Médicos em sistema de saúde, CEJAM: Sustentabilidade, Parceria Internacional e Governança Multidisciplinar”, foi desenvolvido pela área de Responsabilidade Ambiental e Climática do CEJAM, em parceria com uma equipe multidisciplinar das áreas de compras, assistencial, hotelaria, controle de infecções, higiene, custos e comunicação, além de representantes do almoxarifado, centro cirúrgico e CME das unidades.
A pesquisa envolveu dez unidades de saúde, sendo sete hospitais, e contou com uma força-tarefa voltada a compreender o ciclo de vida dos têxteis médicos e propor soluções mais seguras, sustentáveis e replicáveis para o setor público.
“Este resultado mostra a força da colaboração entre equipes e parceiros, e reforça que compreender a complexidade dos têxteis é essencial para avançar rumo a um sistema de saúde mais sustentável e seguro”, destacou Murilo Viana, especialista ambiental do CEJAM.
Além do projeto premiado, o CEJAM também foi reconhecido com quatro menções honrosas, por trabalhos que refletem o mesmo propósito: reduzir impactos, repensar práticas e inspirar um SUS mais verde e resiliente.
Entre eles, estão:
- “Descobrindo Sabores: impactos financeiros da oferta de refeições sem proteína animal em ambiente hospitalar” – projeto institucional do CEJAM;
- “Redução de Consumo do Óxido Nitroso (N₂O)” – desenvolvido pelo Hospital Municipal M’ Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch;
- “AME Carapicuíba: Eficiência Energética e Sustentabilidade Hospitalar com Energia Solar e LED”;
- “Fortalecimento das práticas sustentáveis na Atenção Básica: o papel dos agentes comunitários de saúde nas práticas ambientais” – da UBS Jardim Maracá;
- “Cuidar da casa, para cuidar das pessoas: Boas Práticas em UBS” – da UBS Jardim Germânia.
Cada uma dessas iniciativas, em diferentes frentes, reforça um compromisso coletivo: transformar a rotina da saúde pública em exemplo de responsabilidade ambiental.
Compromisso global com a sustentabilidade
Essa conquista soma-se a uma série de movimentos que reafirmam o compromisso do CEJAM com a sustentabilidade e a gestão responsável.
Recentemente, a instituição aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, comprometendo-se com os 10 Princípios e os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, alinhando suas ações à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Mais do que uma adesão formal, o Pacto reflete a essência de um propósito compartilhado com a ONU: fortalecer práticas de ESG - sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança)- e integrar a sustentabilidade à rotina de cada unidade.
“É gratificante trabalhar em uma empresa como o CEJAM, que tem a consciência de que promover saúde também é olhar para o meio ambiente. Receber o prêmio Amigo do Meio Ambiente é um reforço da importância de ações como esta e mostra que, como instituição, estamos no caminho certo, com ideias sustentáveis e com resultados positivos que geram impacto ambiental, além de nos fortalecer como signatário do Pacto Global e da Agenda 2030”, destaca Reginaldo Ferreira, supervisor administrativo da área hospitalar do CEJAM.
Participações nas mesas temáticas
Durante o SHS 2025, o CEJAM também marcou presença nas discussões técnicas e científicas do evento.
A especialista de Responsabilidade Social do CEJAM, Darlene Alencar, foi convidada a participar da mesa-redonda “Fórum de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde 2025: Reciclagem em Centro Cirúrgico”.
Ela compartilhou a experiência do CEJAM com o projeto premiado no PAMA, destacando como a integração entre diferentes áreas foi essencial para gerar impacto ambiental positivo. “Para mim, foi uma grande conquista profissional. Faço parte da rede há muitos anos e, pela primeira vez, tive a oportunidade de realizar uma apresentação oral durante o seminário. A mesa-redonda reuniu mulheres potentes, que compartilharam suas vivências na implementação de projetos de sustentabilidade na área da saúde. Destacamos os desafios enfrentados e as oportunidades identificadas ao longo dessa jornada, abrindo espaço para refletirmos e debatermos soluções viáveis para os próximos passos.”, destacou.
Já o especialista em Eficiência Energética e Hídrica do CEJAM, Lucas Gabriel Santos Marques, participou da mesa “Gestão de recursos hídricos em serviços de assistência à saúde”, onde foi discutido o papel estratégico da gestão da água em ambientes de saúde, recurso vital para o cuidado, higienização e funcionamento das unidades, mas cada vez mais escasso frente às mudanças climáticas.
Incentivo e ação pelo meio ambiente
Com 233 projetos inscritos, representando 18 estados brasileiros, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2025 reforçou o protagonismo das instituições que unem ciência, gestão e compromisso socioambiental em prol de um futuro mais sustentável.
É justamente nessa intersecção, entre a saúde das pessoas e a saúde do meio ambiente, que o CEJAM reafirma sua missão: promover vidas mais saudáveis em um mundo também mais saudável.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!
Escolha uma opção...
Voltar...