Aguarde...
19 de Fevereiro de 2025
Enriquecendo os debates em relação à saúde mental, o CEJAM promoveu o Seminário: As Fronteiras da Demonologia e da Psiquiatria, nesta terça-feira (18), na sede da organização e com transmissão via TV CEJAM no YouTube.
O evento reuniu especialistas para explorar a relação entre as áreas e suas contribuições para o manejo de condições complexas do comportamento humano. Nesse sentido, vale destacar que a demonologia é dedicada a estudar entidades espirituais e sobrenaturais, enquanto a psiquiatria é a ciência voltada à análise, diagnóstico e tratamento das doenças mentais.
“Este é um tema muito relevante para levarmos para a vida. As empresas são feitas por pessoas, então temos que pensar nos nossos colaboradores e pacientes e é importante estarmos unidos para que tenhamos a valorização da saúde mental”, pontuou João Romano, gerente executivo da Instituição durante a abertura do evento.
Em sua palestra, o professor Dr. Guido Arturo Palomba, perito em psiquiatria forense, refletiu sobre a visão e os estigmas relacionados às pessoas com doenças mentais ao longo dos anos, com destaque para a atuação de Philippe Pinel (1745-1826), médico pioneiro no tratamento desses pacientes.
“A doença mental é uma doença como outra qualquer, só que não surge, predominantemente, no corpo, e sim na psique. São duas substâncias distintas que são partes do ser humano, a questão é: como elas existem? Pelo unicismo, acredita-se que essas substâncias estão amalgamadas, ao ponto que, não existe nada mental que não tenha algo corporal, e nada corporal que não tenha algo mental”, pontuou.
Na roda de discussão “Entre a Ciência e o Mistério: um olhar integrado sobre a mente humana” foi abordada a importância da empatia com os pacientes – respeitando corpo, mente e espírito de forma a considerar as particularidades de cada caso.
A conversa foi conduzida por Dr. Renato Tardelli, diretor técnico do CEGISS (Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde), e contou com a participação de profissionais do CEJAM: Marcus Malavasi, coordenador de Acolhimento Institucional, Dr. Rodrigo Lancelote, psiquiatra e diretor técnico do CAISM e do Hospital Estadual de Franco da Rocha, e a Dra. Michelle Cury, psiquiatra das UBSs Luar do Sertão e Parque Fernanda.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!