Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

19 de Novembro de 2024

Em cinco anos, CEJAM impulsiona avanços e gera resultados positivos para Hospital Estadual de Francisco Morato

Foto: Reprodução Google Maps

Após cinco anos dedicados à gestão do Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”, o CEJAM celebra a conclusão bem-sucedida de sua parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, iniciada em novembro de 2019.

Durante o período, foram realizados mais de 46 mil exames, 84 mil atendimentos pelo pronto-socorro, 37 mil consultas ambulatoriais, 21 mil internações e quase 7 mil cirurgias. Os serviços impactaram positivamente os moradores do município em que o hospital se localiza, além de Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar e Mairiporã.

“Enfrentamos enormes desafios ao assumir a gestão, incluindo a pandemia de Covid-19. Apesar dos obstáculos, conseguimos deixar um legado positivo para a saúde local e isso, para nós, não tem preço. O objetivo é esse, ser o instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde”, afirma Eduardo Luna, diretor técnico da unidade.

Sob a gestão do CEJAM, o hospital recebeu o Selo de Qualidade Nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), um feito inédito na rede hospitalar pública e privada da região. “Esse reconhecimento é resultado do comprometimento de equipes que se dedicaram incansavelmente a aprimorar padrões de qualidade e segurança, otimização de protocolos e processos internos”, relata Eduardo.

A unidade também está preparada para receber, em breve, o selo “Hospital Amigo da Criança”, um reconhecimento do Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem critérios para promover o aleitamento materno.

"Os hospitais com esse selo são referências em qualidade e humanização do atendimento, o que nos confirma que seguimos a direção certa. Trabalhamos arduamente para cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Mundial de Saúde (OMS), além de todas as outras medidas necessárias", reforça Eduardo.

Com a obtenção desse título, o trabalho na redução do consumo de leite em pó seguirá sendo intensificado na unidade, o que, como consequência, diminuirá os custos e aumentará ainda mais a qualidade do serviço. Espera-se também um aumento de 9% na probabilidade de recém-nascidos serem amamentados com leite materno nas primeiras horas de vida e um período maior do leite materno como alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebê ali nascido.

Outras conquistas importantes incluem o credenciamento da maternidade de alto risco e o fortalecimento das linhas de cuidados assistenciais para a redução de casos de sífilis congênita na região. “A Atenção Primária recebeu capacitação especializada para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de gestantes com essa infecção sexualmente transmissível (IST), o que diminuiu os casos”, destaca o diretor.

Atualmente, a unidade hospitalar dispõe de 109 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 4 de semi UTI, 24 de neonatologia, 8 de UTI pediátrica, 30 de maternidade e 33 destinados à internação clínica e cirúrgica.

Além das consultas, cirurgias e internações, a população tem acesso a exames como radiografia, ultrassonografia, tomografia, endoscopia digestiva alta e colonoscopia.

O hospital também oferece atendimento de urgência em Ginecologia e Obstetrícia em seu pronto-socorro.

Fortalecimento de ações e capacitação em saúde

Durante os cinco anos, a gestão CEJAM também seguiu fortalecendo ações que ultrapassaram as portas do hospital, incentivando, por exemplo, o aleitamento materno por meio de palestras para gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde dos cinco municípios da região que se beneficiam com os seus serviços.

Avanços em protocolos na rede de Urgência e Emergência desses municípios também foram incentivados e discutidos juntamente com o CEJAM, para o melhor diagnóstico e tratamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico e sepse.

A capacitação de enfermeiras obstétricas das Maternidades de Baixo Risco da região foi outro ponto trabalhado ativamente. Com isso, foi possível o aprimoramento de serviços essenciais como plano de parto, planejamento familiar e protocolos assistenciais desde o rastreamento da gestante até o parto normal.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Atenção Hospitalar Atenção Terciária AH Francisco Morato Hospital Hospital Estadual Hospital Estadual Prof. Carlos da Silva Lacaz

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.