Aguarde...
20 de Outubro de 2025
Cuidados Paliativos é um tema presente há anos na rotina e formação dos profissionais que trabalham no Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
Em outubro, mês que chama a atenção para a importância dessa prática junto aos pacientes com doenças graves, a equipe multiprofissional da unidade, integrada à rede pública municipal e do SUS, dedicou parte de seu tempo para avaliar a evolução do trabalho, trocar experiências e atualizar conhecimentos com especialistas convidados de outras instituições de saúde.
A Comissão de Cuidados Paliativos (CCP) do HMEF foi criada há nove anos e formalizada em 2018, com publicação do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. Desde então, o hospital, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, vem investindo esforços para que suas equipes estejam cada vez mais capacitadas no atendimento aos pacientes assistidos.
Assim, a comissão, junto ao Centro de Estudos da unidade, organizou a V Jornada de Cuidados Paliativos, realizada no dia 08/10, no auditório Dr. Fernando Proença de Gouvêa, no HMEF/CER Ilha.
Entre os principais desafios sobre o tema está a mudança da visão já ultrapassada sobre o que é Cuidados Paliativos. Em linha com o conceito amplo preconizado pela OMS (2002) e Ministério da Saúde (2024), os especialistas pontuam que Cuidados Paliativos não é um conjunto de ações exclusivas para pessoas em fim de vida. Essas ações podem ser aplicadas em qualquer fase de uma doença grave, independentemente da idade da pessoa ou do estágio dessa doença, sempre respeitando as necessidades e desejos do paciente.
A exemplo do que já é feito no HMEF, entre as medidas para oferecer a melhoria da qualidade de vida e dignidade humana estão: protocolos clínicos específicos, acolhimento com escuta dos pacientes e nas conferências familiares, flexibilização das normas de visitas e presença de acompanhantes.
“Aos poucos vamos avançando e quebrando tabus. Os Cuidados Paliativos são pela vida até o último momento. Enquanto há vida, há cuidado”, lembrou Flávia Lobão, presidente da CCP do HMEF.
O debate teve a participação dos especialistas: Rodrigo Kappel (Comitê de Políticas Públicas da ANCP e CP da AMIB), Marina Maior (médica paliativista, pneumologista e geriatra), Flávia Lobão (cirurgiã-dentista intensivista e presidente da CCP do HMEF), Ernani Costa Mendes (coordenador do curso ENSP/Fiocruz e fisioterapeuta da Unidade de CP do Inca/MS), Ana Beatriz Barbosa (médica da CCP e rotina do HMEF), Valéria Lino (médica geriatra, pesquisadora e coordenadora ENSP/Fiocruz) e Yanne Amorim (diretora médica do Hospital Mont Serrat – Salvador/BA).
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!