Aguarde...
11 de Fevereiro de 2016
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará um grande mutirão contra o mosquito Aedes aegypti neste sábado, dia 13 de fevereiro. A ação faz parte de um amplo trabalho realizado desde o ano passado para combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus. Este último, associado ao surto de microcefalia que levou o Ministério da Saúde a decretar emergência sanitária nacional.
Das 8h30 às 13 horas, serão feitos trabalhos de limpeza nas praças públicas, Parque Centenário, Parque Leon Feffer e Botyra Camorin Gatti, cemitérios, centros esportivos e canteiros de obras. Além disso, a operação Cata-Tranqueira vai passar pelos bairros do Rodeio, Mogilar, Jardim Maricá e Nova Mogilar recolhendo materiais inservíveis, como restos de móveis, entulhos, colchões velhos, entre outros produtos para descarte. Em outros pontos da cidade, o material coletado poderá ser levado aos Ecopontos e às sedes das Administrações Regionais.
“Nosso pedido é para que todos os cidadãos mogianos também aproveitem esse sábado, dia 13 de fevereiro, para fazer um grande mutirão de limpeza em suas casas, comércios e empresas”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. O material descartado pode ser levado ao Ecoponto do Parque Olímpico ou do Jardim Armênia, que estarão funcionando no sábado, durante o mutirão.
O combate ao Aedes aegypti já faz parte da rotina na Prefeitura de Mogi das Cruzes, mas novas medidas foram implantadas e antigas ações foram intensificadas diante da ameaça de transmissão de três graves doenças: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O objetivo é aumentar a conscientização da comunidade para agir em parceria com a administração municipal na eliminação dos criadouros.
Gestantes
Mogi das Cruzes se antecipou ao Ministério da Saúde e investiu cerca de R$ 200 mil na compra de 10 mil unidades de repelentes que estão sendo distribuídos gratuitamente às gestantes que fazem pré-natal pela rede pública, por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS) e do Programa Mãe Mogiana.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes também está fazendo um reforço no atendimento a dúvidas e reclamações de gestantes sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, com o Programa Alô Mãe Mogiana, que atende pelo telefone 0800 770 2555. O atendimento é feito por enfermeiras obstetras que tiram dúvidas gerais sobre a gestação, amamentação e agora também sobre Zika Vírus, Microcefalia e uso de repelentes pelas grávidas.
As pessoas também podem buscar informações junto ao 160 da Ouvidoria da Saúde e o 156, da Ouvidoria Geral do município.
Fonte: Portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!