Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

11 de Novembro de 2015

Palestras lembram Semana de Prevenção da Doença Renal e Dia Mundial do Diabetes em Mogi das Cruzes

Com o objetivo de alertar sobre a importância de prevenir a doença renal crônica, que pode ser progressiva e irreversível, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na segunda-feira (09/11), duas palestras sobre o tema, na Unica, em Jundiapeba, e no Pró-Hiper, no Mogilar. A iniciativa é apoiada pelo Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes e marca as ações da Semana Municipal de Prevenção Renal, que é comemorada na segunda semana de novembro, coincidindo com o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro.

Os rins regulam a pressão arterial, filtram o sangue, eliminam toxinas e controlam a quantidade de sal e água no corpo. Também produzem hormônios importantes para evitar anemia e doenças ósseas e eliminam excessos de medicamentos e outras substâncias que podem ser prejudiciais ao organismo. As doenças renais têm causas diversas e, se não forem descobertas e tratadas a tempo, podem progredir para a perda completa da função dos rins. 

“Nas palestras procuramos prestar informações gerais, mas principalmente orientações sobre como identificar e prevenir as doenças renais. Aproveito para agradecer a participação da doutora Silvana, que acrescentou informações importantes ao público presente nas palestras”, informou o médico da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Chrisman, referindo-se à nefrologista Silvana Kesrouani, do Instituto de Nefrologia da Mogi das Cruzes, também responsável pelo fornecimento de material informativo específico sobre doenças renais.

Entre as dicas repassadas ao público estão alguns sinais que podem indicar uma doença renal: pressão alta; inchaço (sobretudo no rosto, nas pernas e no corpo todo); sangue na urina; cólica renal causada por cálculos (pedras); indícios de infecção urinária (dor, ardor ou dificuldade para urinar, urina mal cheirosa ou turva, aumento da frequência de micções); palidez cutânea e fraqueza (sem outras justificativas). 

Quando não controlada e acompanhada corretamente, a diabetes pode levar à doença renal. Por este motivo, o Programa Hiperdia também está promovendo palestras de orientação para os seus pacientes. “Diabetes é uma doença que vem crescendo muito em todo o mundo e que causa uma grande preocupação. O que queremos fazer proferindo estas palestras é orientar as pessoas sobre as formas de prevenção necessárias desde criança, com a adoção de hábitos saudáveis na alimentação”, explica a coordenadora do Programa Hiperdia, Cice Strelec.

O diabetes é uma doença crônica, de caráter permanente, caracterizada pelo mau funcionamento do pâncreas, que reduz ou para de produzir insulina, hormônio responsável pela queima de glicose, substância presente nos alimentos. Entre as principais causas do diabetes estão: hereditariedade, predisposição familiar, obesidade, gravidez e outros fatores relacionados com a idade.

O diabetes tipo 1 pode surgir logo no início da vida ou se manifestar até o início da fase adulta e a sua principal característica é a total incapacidade do pâncreas em produzir a insulina, o que torna o paciente dependente, necessitando tomar insulina todos os dias. O tipo 2 ocorre normalmente na idade adulta e, na maioria das vezes, o pâncreas ainda mantém uma capacidade, embora reduzida, de produzir a insulina.

Alimentação

Uma alimentação adequada e balanceada permite maior controle da glicemia e contribui para uma vida mais saudável. Para ressaltar a importância dos cuidados com a alimentação, a Unica promoverá um evento especial para comemorar o Dia Mundial da Diabetes nesta sexta-feira (13/11). Durante todo o dia, a nutricionista Maria Carolina Marrano estará na unidade para prestar dicas de alimentação aos pacientes e frequentadores. A Unica fica na rua Professora Lucinda Bastos, 1.790, em Jundiapeba. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.