Aguarde...
08 de Fevereiro de 2022
Equipe Lucy Montoro Santos no ISPRM, em 2020
A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros impactos no dia a dia da população. Na área da saúde, uma das medidas estabelecidas para evitar a disseminação da doença e proteger pessoas em grupos de risco, foi a suspensão de tratamentos eletivos, ou seja, que não apresentam urgência e são agendados.
Nesse contexto, a equipe de psicologia do Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro Santos, gerenciado pelo CEJAM em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, observou que as medidas de distanciamento e isolamento social poderiam aumentar a ansiedade e o estresse dos pacientes. Dessa forma, surgiu a ideia de verificar os impactos percebidos pelos usuários durante esse período.
O projeto, desenvolvido pelo setor de psicologia da unidade com o apoio da Diretoria Técnica e da Coordenadoria de Assistência e de Ensino e Pesquisa, foi aprovado para apresentação no 16º Congresso Mundial de Reabilitação Física (ISPRM - em inglês), que acontecerá no mês de julho, em Portugal.
Projeto
A psicóloga responsável e autora do trabalho, Vanessa Marques Ferreira Jorge, explica que para o desenvolvimento do estudo foram coletados dados de 39 pacientes, maiores de 18 anos, com deficiência e que estavam em quarentena há três meses.
Além disso, foi aplicado - via telemedicina - uma escala de percepção de estresse, composta por 10 perguntas como: “com que frequência você esteve nervoso ou estressado nos últimos 30 dias?”.
A profissional ressalta que, para a surpresa do time, a maioria dos participantes - cerca de 75% - não percebeu um aumento nos níveis de estresse associado ao período de isolamento.
A partir do estudo, umas das possibilidades levantadas pela equipe é que, devido à deficiência adquirida, muitos pacientes passaram por mudanças bruscas relacionadas à reclusão, assim poderiam estar se adaptando melhor ao cenário pandêmico.
“Outra hipótese é que por ter sido realizada no início da pandemia, talvez ainda não tivessem percebido o impacto na qualidade de vida”, completa.
Congresso Mundial
Especialista em Psicologia Hospitalar e Neuropsicologia, Vanessa conta que se interessa pela área da pesquisa científica desde a graduação e que a participação em eventos como esse são momentos únicos de aprendizado.
“O ISPRM é o congresso mais importante de reabilitação do mundo (...), nele estão os profissionais mais conceituados da área”, destaca.
No evento, o Diretor Técnico e coautor do trabalho, Dr. Celso Vilella Matos, apresentará o projeto. “É uma honra representar o CEJAM e o Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro Santos. É a oportunidade de apresentar o que fazemos e de aprender coisas novas”, finaliza Celso.
Fonte: Imprensa, Criação & Marketing
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!