Aguarde...
15 de Dezembro de 2015
A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá o "Dia D da Cidadania – Mogi no Combate ao Aedes aegypti" nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro. Nesta quarta-feira (16/12), às 9 horas, no Cemforpe, uma grande reunião preparatória será realizada com servidores municipais, formadores de opinião, lideranças, representantes de entidades de classe, sindicatos, condomínios, imobiliárias, clubes de serviços e outros voluntários para prestar orientações sobre a mobilização municipal.
O Dia D da Cidadania – Mogi das Cruzes no Combate ao Aedes aegypti será realizado das 8 às 13 horas em toda a cidade. No total, 35 equipes formadas por funcionários da Administração Municipal e voluntários percorrerão casas, empresas e comércios do município levando informações sobre o combate ao mosquito transmissor de três graves doenças: Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Este último tem sido responsável pelo aumento dos casos de microcefalia em bebês de mães infectadas durante a gestação.
Embora Mogi das Cruzes ainda não tenha registrado nenhum caso de Zika Vírus, as ocorrências de dengue aumentaram em praticamente dez vezes neste ano, comparado ao ano passado, e o mosquito está presente em toda cidade. “Estamos com 873 casos confirmados até o momento, contra 93 em 2014, por isso precisamos agir em conjunto com a comunidade para evitarmos uma epidemia. Para isso, temos que criar uma consciência coletiva em relação à eliminação do mosquito”, afirma o prefeito Marco Bertaiolli.
Outra novidade anunciada pelo prefeito será a compra emergencial de repelente para gestantes que realizam pré-natal no Programa Mãe Mogiana, Unidades Básicas de saúde e unidades do Programa Saúde da Família. O produto deverá ser utilizado no período de maior incidência do mosquito e dos registros da doença na cidade. “A prevenção é o único elemento que temos hoje e a prevenção deve vir de dentro das residências, com o envolvimento e a conscientização de todos”, explicou.
Durante a reunião o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, apresentou detalhes das ações, que também envolvem outros setores da Administração Municipal. A Secretaria de Serviços Urbanos, por exemplo, comandará uma ação imediata de limpeza nos próprios e terrenos municipais, enquanto a Secretaria de Segurança intensificará a fiscalização de terrenos baldios e acúmulos de lixo em áreas particulares da cidade.
“Também estamos disponibilizando o Alô Mãe Mogiana, pelo telefone 0800-770-2555, para informações sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus para as gestantes”, informou Cusatis, lembrando que atualmente 2.052 gestantes realizam pré-natal na Rede Municipal de Saúde. Outras ações são: reforço no atendimento às reclamações, distribuição de folhetos e cartazes e a criação de um selo de qualidade para a certificação dos imóveis encontrados dentro das medidas de prevenção durante as vistorias.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!