Aguarde...
02 de Fevereiro de 2015
A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando a recomendação do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo para viajantes sobre os casos suspeitos de sarampo. As pessoas que forem viajar para o nordeste do país e também para algumas regiões do exterior devem tomar a vacina com pelo menos 15 dias de antecedência. Quem já viajou para estes locais e eventualmente apresentar sintomas no retorno, deve procurar assistência médica no menor prazo possível.
O sarampo é uma doença altamente transmissível que pode agravar para complicações mais sérias, como pneumonia, diarreia, encefalite, até mesmo causando a morte. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. Antes de viajar, as pessoas devem verificar se a caderneta de vacinação está em dia. Em caso de dúvida, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima, explica a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei.
Mogi das Cruzes não tem nenhuma ocorrência registrada há muitos anos, mas é preciso prevenir já que os casos de sarampo continuam ocorrendo em diferentes regiões do mundo, com surtos recentes em países da Europa Oriental, Paquistão, Vietnã e Filipinas. Em 2014 foram registrados nas Américas 1.786 casos de sarampo e quatro casos de rubéola. Destes, 614 casos de sarampo e um caso de rubéola ocorreram nos Estados Unidos, 512 casos de sarampo e um de rubéola no Canadá. O México registrou dois casos de sarampo, e a Argentina dois casos de rubéola. Em 07 de janeiro de 2015, o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmou 11 casos de sarampo com histórico de visita a parque turístico popular no estado, no período entre 15 e 20 de dezembro de 2014.
No calendário de rotina, as crianças devem tomar a primeira dose contra o sarampo aos 12 meses e a segunda dose, entre 4 e 6 anos. Para adolescentes de até 19 anos também são recomendadas duas doses, enquanto os adultos de até 50 anos devem tomar uma dose. A vacinação contra o sarampo deve ser realizada duas semanas antes de viajar, em qualquer unidade de saúde.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!