Aguarde...
23 de Fevereiro de 2023
Para oferecer um ambiente acolhedor e seguro aos pacientes e seus acompanhantes, a Santa Casa de São Roque, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura da cidade, realizou a implantação de boas práticas de hotelaria hospitalar - conjunto de serviços que busca garantir bem-estar, conforto e segurança ao cliente de saúde durante sua permanência na unidade.
Entre as iniciativas promovidas estão o treinamento de excelência no atendimento; lavanderia com tecnologia de rastreabilidade do enxoval através do chip RFID; implementação de manuais de orientação aos pacientes/acompanhantes e de apresentação pessoal; sala de hospitalidade e sala de televisão, além da adequação da ambiência, iluminação dos corredores das alas de internação e comunicação visual.
A implantação, realizada pelo CEJAM, iniciou em outubro de 2022 e integrou um modelo de hotelaria hospitalar com ações de hospitalidade, que envolve questões relacionadas à comodidade, privacidade, alimentação, comunicação e atendimento ao paciente.
O supervisor administrativo da área hospitalar do CEJAM, Reginaldo Ferreira, destaca que tais práticas contribuem para tornar a assistência mais humanizada. “Os impactos positivos vão desde a melhoria na apresentação da unidade até uma maior qualidade do tratamento oferecido ao paciente, proporcionando o máximo de conforto durante a estadia”, explica.
Para o diretor da Santa Casa, Edson Soares, as melhorias buscam tornar a unidade mais acolhedora, para promover boas memórias a todos que ali passam. “O hospital deixou de ser um local apenas para o tratamento de doenças, para se tornar um ambiente com papel fundamental no bem-estar dos usuários, acompanhantes e colaboradores”, afirma.
Campanha Descobrindo Sabores
Uma das ações de destaque do projeto é a Campanha Descobrindo Sabores - parceria entre o CEJAM e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) -, que oferece um cardápio sem alimentos de origem animal, aos colaboradores da Santa Casa, todas as sextas-feiras. “Assim pretendemos melhorar o repertório alimentar do nosso time de profissionais e fortalecer pautas ambientais”, enfatiza Reginaldo.
Para implantação do projeto, a SVB realizou um treinamento com o time do Serviço de Nutrição e Dietética, além de realizar palestra de conscientização para os colaboradores sobre os benefícios de uma alimentação saudável à base de vegetais.
O supervisor de responsabilidade ambiental do CEJAM, Everton Tumilheiro, ressalta que a iniciativa é uma inovação, pois possibilita, em um contexto de gestão pública hospitalar, uma reconstrução alimentar que desafia a convencionalidade em prol de valores modernos, como os que compõem a pauta da sustentabilidade.
"Este projeto vem despertar o senso de responsabilidade com o consumo de recursos naturais, minimizando impactos ambientais na cadeia de produção de alimentos, bem como otimizando a gestão de recursos públicos”, pontua.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!