Aguarde...

Saúde

Saúde

27 de Novembro de 2024

CEJAM debate desafios e celebra experiências exitosas em 2º Encontro de Inclusão e Diversidade na Saúde

“A diversidade é um valor que enriquece nossas vidas com diferentes perspectivas. Já a inclusão é o caminho para que todos possam prosperar de forma igualitária”. Com essas palavras, João Romano, gerente executivo da Instituição, conduziu a abertura do 2º Encontro de Inclusão e Diversidade na Saúde, realizado, nesta terça-feira (26), no auditório Suzana Colombi, na Sede da organização, e com transmissão via TV CEJAM no YouTube.

Trazendo o tema: “Construindo Pontes: Inclusão e Diversidade na Saúde", o evento convidou gestores, colaboradores e parceiros para um momento de reflexão sobre a importância de criar conexões e promover um sistema de saúde mais inclusivo e acolhedor.

Abrindo a programação do dia, Raquel Oliveira, gerente técnica regional - Saúde Mental, apresentou o Lançamento da Linha de Cuidado de Saúde de Populações Vulnerabilizadas, composta por 7 eixos: LGBTQIA+, população em situação de rua, imigrantes, população indígena, população negra, pessoas com deficiência (PCD) e limitação para o autocuidado.

De acordo com Raquel, a Linha foi pensada de forma intersetorial conforme as características do território e das comunidades atendidas. “Hoje, a Linha está voltada para a atenção à família, à comunidade e à pessoa, mas terá como desdobramento, também, um olhar interno e institucional para os nossos colaboradores”.

Ao longo do encontro, foram exibidos vídeos de histórias de pacientes acompanhados pelos serviços gerenciados pela Instituição, contemplando os eixos da nova Linha de Cuidados.

Na palestra magna “Vulnerabilidade e População em Situação de Rua”, a Dra. Amanda Vargas, doutora em Saúde Coletiva e professora do curso de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques, no Rio de Janeiro, convidou os profissionais da saúde a refletirem sobre a necessidade de um olhar atento às especificidades da população, com foco na humanização e na escuta ativa.

“O que precisamos fazer é conhecer a realidade local, ir para rua, conhecer o território, entender das pessoas qual a realidade, qual a cultura e respeitá-la. E a partir dali, através do seu conhecimento técnico, que você vai criar subsídios para trazer um cuidado específico para essa população.”

Já os painéis de experiências LGBTQIA+, apresentado por Leandro Henrique Maciel, assistente social da UBS Jardim Lídia, sob gestão da Instituição em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo; e da População Negra, com Taynã Moreira, supervisora Sanitarista da Atenção Primária à Saúde, destacaram iniciativas desenvolvidas dentro do universo CEJAM.

Quer assistir ou rever o evento? Confira na íntegra via YouTube!

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.