Aguarde...
12 de Fevereiro de 2025
Com o intuito de avaliar os avanços de 2024, alinhar diretrizes estratégicas e impulsionar iniciativas inovadoras para 2025, o CEJAM promoveu o seu 3º Encontro Anual da Responsabilidade Ambiental e Climática. O evento aconteceu nesta quarta-feira (12), no auditório do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, reunindo diretores, gerentes e Agentes de Promoção Ambiental (APAs) das unidades de saúde gerenciadas pela Instituição
Em sua fala, Everton Tumilheiro, coordenador de ESG do Instituto CEJAM, ressaltou que, ao longo de 2024, foram mais de mil horas dedicadas em ações, impactando cerca de 12 mil pessoas.
“Este ano, o evento ganha ainda mais relevância com a incorporação da Responsabilidade Climática à área e a recente adesão ao Pacto Global da ONU, reforçando nosso alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Everton.
O coordenador apresentou os resultados obtidos em relação aos tópicos de: gestão de resíduos; eficiência energética; eficiência hídrica; compras sustentáveis; ambiência em saúde; agroecologia; economia circular; consciência ecológica e saúde ambiental da população. Além dos compromissos Institucionais voltados ao combate à poluição plástica, eventos sustentáveis e aos projetos Descobrindo Sabores (um dia sem carne) e Hospitais Saudáveis.
Fortalecendo a crescente importância da pauta climática na agenda de ações da Instituição, a programação contou com a palestra “Mudanças Climáticas: Impactos e Adaptação dos Sistemas de Saúde”, ministrada pela Dra. Tatiane Moraes – professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A profissional chamou a atenção para o aumento dos eventos climáticos extremos no Brasil, como inundações e deslizamentos, bem como os efeitos dessas alterações na saúde física e mental da população. Segundo ela, a adaptação da saúde deve ser multisetorial, trazendo medidas contínuas e flexíveis, considerando as necessidades e vulnerabilidades locais.
Seguindo nesse tema, Murilo Viana, especialista ambiental da Instituição, enfatizou "O CEJAM e a Responsabilidade Climática”, elencando as ações desenvolvidas e as responsabilidades assumidas pela organização.
Para encerrar a cerimônia, foram anunciados os serviços de destaque. Os resultados foram mensurados pelo Método de Nivelamento Ambiental (de 1 a 5), criado para garantir que as unidades sob gestão do CEJAM operem de forma a minimizar impactos e a liderar práticas sustentáveis (confira a lista ao final da matéria).
“Este encontro também é um momento de valorização e reconhecimento das unidades que mais se destacaram na implementação das melhores práticas ambientais e climáticas, impulsionando a excelência na nossa atuação”, finalizou Everton.
Confira as Unidades de Destaque | Ciclo 2024-2025
Ambiência em Saúde - Nível 3
- AME Carapicuíba
- AMA Especialidades Capão Redondo
- Hospital da Mulher Mariska Ribeiro
- Hospital Dia Campo Limpo
- Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch
- Hospital Municipal Evandro Freire
- Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Pariquera-Açu
- UPA Vera Cruz
Desenvolvimento das Comunidades - Nível 3
- Centro de Reabilitação Lucy Montoro - Santos
- AME Itu
- UBS Chácara Santa Maria
- UBS Cidade Ipava
- UBS Jardim Aracati
- UBS Jardim Comercial
- UBS Jardim Macedônia
- UBS Jardim Magdalena
- UBS Jardim Valquíria
Gerenciamento de Resíduos - Nível 3
- Hospital Geral de Itapevi
Eficiência Energética - Nível 3
- Hospital Municipal Evandro Freire (RJ)
Compras Sustentáveis - Nível 3
- Centro de Reabilitação Lucy Montoro - Santos
Eficiência Energética e Hídrica - Nível 2
- AME Carapicuíba
Menção Honrosa
- PS Vila Dirce
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!