Aguarde...
12 de Abril de 2023
Foto: Freepik
Denilson Pereira de Aquino, de 55 anos, descobriu ser hipertenso há mais de 10 anos, e confessa que não realizava devidamente o tratamento até começar a se consultar na AMA Especialidades Jardim São Luiz - gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
A AMA é uma das unidades de saúde da zona sul de São Paulo que promovem iniciativas integradas à Linha de Cuidado da Pessoa com Hipertensão, que auxilia os pacientes a garantirem o cuidado qualificado através de ações de saúde com foco na prevenção da doença.
“A cardiologista sempre está preocupada com a minha saúde, ajustou a minha medicação e me orientou de forma que eu pudesse entender e aplicar no meu dia a dia. Ela também me encaminhou para uma equipe multidisciplinar, que acompanha o meu tratamento”, relata Denilson.
Atingindo cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos, a hipertensão teve um aumento de aproximadamente 3,7% em 15 anos no país, saindo de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021, segundo o Ministério da Saúde. Os especialistas afirmam que um a cada quatro brasileiros são diagnosticados com a doença, que é considerada o primeiro maior motivo de mortalidade.
“A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença que envolve uma série de alterações no corpo humano. Interfere no processo da doença aterosclerótica, que consiste no envelhecimento dos vasos, prejudicando o funcionamento de vários órgãos, como os rins, vasos cerebrais e cervicais, além do enfraquecimento do próprio coração”, explica Lilian Cavalheiro, cardiologista que atua na AMA Especialidades Jardim São Luiz.
Apesar de 90% dos casos serem hereditários, outros fatores também influenciam no surgimento da doença, como obesidade, estresse, consumo exagerado de sal, altos níveis de colesterol e sedentarismo.
“Para ter uma boa qualidade de vida com o diagnóstico de hipertensão arterial é preciso cultivar hábitos saudáveis, realizar acompanhamento médico e utilizar corretamente a medicação. O tratamento medicamentoso é fundamental para o controle da doença, principalmente por ela ser uma das causas de outras comorbidades”, esclarece Lilian.
De acordo com o Ministério da Saúde, as principais formas de prevenir a doença são as práticas de exercícios físicos, evitar o consumo de sal e alimentos gordurosos, evitar a ingestão de álcool, além de abandonar o hábito de fumar.
Linha de Cuidado da Pessoa com Hipertensão
“As principais ações desenvolvidas dentro da Linha de Cuidado da Pessoa com Hipertensão são ofertadas para toda população da região e tem como principal objetivo reduzir o adoecimento e estimular uma vida saudável”, afirma Virginia Poliana de Lima, gerente da UBS Jardim Coimbra - administrada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Segundo a gerente, o nosso compromisso é ampliar o número de diagnósticos precoce, rastrear fatores de risco, conscientizar os pacientes sobre hábitos saudáveis e orientá-los a adotar um estilo de vida que tenha como base uma alimentação equilibrada. Desta forma conseguimos efetivamente transformar a vida das pessoas da região.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!