Aguarde...
05 de Outubro de 2023
Com o propósito de aprofundar o diálogo e fortalecer estratégias na área da Atenção Primária à Saúde (APS) - responsável pela coordenação do cuidado em saúde da população nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) - o CEJAM promoveu, na última sexta-feira (29), a 1ª Mesa Redonda UBS na Rua. O evento, realizado na sede da instituição em São Paulo, reuniu uma audiência diversificada de profissionais, gestores e autoridades do setor.
Na cerimônia de abertura, Floriza Mendes, Gerente Corporativa do CEJAM, e Dr. Renato Tardelli, diretor do Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde (CEGISS), enfatizaram a importância de abordar o tema e o compromisso da organização em realizar ações concretas voltadas para o acesso à saúde da comunidade. "Há alguns anos, decidimos chegar até pessoas que enfrentam dificuldades no acesso aos serviços de saúde. Hoje, tudo o que o CEJAM tem feito é se empenhar em atender essa população", afirmou Tardelli.
Um dos momentos de destaque durante o evento foi a palestra de Andrey Roosewelt Chagas Lemos, diretor do Departamento de Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (DEPROS/SAPS/MS). Lemos trouxe à tona a necessidade de garantir equidade e diversidade nas ações de saúde, assegurando respeito total à população. "A equidade em saúde é pensar no conjunto de necessidades que as pessoas podem apresentar a partir de suas condições físicas, mas também de suas condições sociais, afetivas, étnico-raciais e culturais", salientou.
Lemos ressaltou a relevância da participação dos usuários dos serviços para fortalecer as estratégias de promoção do cuidado. "A participação social é essencial para ouvir os membros da comunidade, permitindo que eles se sintam verdadeiramente envolvidos nos processos nos quais serão diretamente impactados.”
Helyn Thami, especialista em Gestão e Políticas Públicas em Saúde, conduziu a sessão de perguntas e fez uma observação importante: “O SUS é porta aberta para todos, mas as estratégias que utilizamos para chegar à população podem e devem ser diferenciadas, pois nem todos estão em iguais condições dentro daquele mesmo território.”
A programação do encontro incluiu uma mesa redonda com o tema “A equidade no acesso da UBS na Rua”, que contou com a participação de experientes profissionais compartilhando suas vivências na condução da estratégia 'UBS na Rua', desenvolvida pelo CEJAM para ampliar o acesso aos serviços de atenção primária.
"A abordagem da UBS na Rua considera as necessidades e particularidades do território, levando o profissional até a população. Deixamos de ter uma postura expectante e passamos a buscar as pessoas, compreendendo onde estão inseridas", frisou Melissa Dias dos Santos, gerente da AMA/UBS Jardim Capela.
Linha de Cuidado da Saúde da Pessoa Vulnerável
Para fortalecer o seu compromisso com o acesso equitativo à saúde, a instituição anunciou o lançamento do primeiro módulo da Linha de Cuidado da Saúde da Pessoa Vulnerável, voltado à população LGBTIA+. A proposta é que futuramente a linha também contemple negros e pardos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, entre outros grupos.
"Estamos dando mais um passo nas linhas de cuidado do CEJAM. Contamos com um grupo grande de trabalho visando uma construção amadurecida, para ampliar nosso entendimento sobre como podemos aprimorar os cuidados dessas populações", concluiu Raquel Paula de Oliveira, Gerente Técnica Regional.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!