Aguarde...

Saúde

Saúde

28 de Junho de 2024

Com meta de aumento em 50% do volume mensal do Banco de Leite Humano, Hospital Mariska Ribeiro, no Rio, investe na captação externa

Foto: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro (HMMR), gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, inaugurado em agosto de 2023 e considerado o maior da rede de saúde pública do Rio de Janeiro, já coletou mais de 40 litros de leite por meio de captações internas. Com capacidade para expandir seus estoques para até 2 mil litros e contribuir ainda mais com o desenvolvimento dos bebês e o apoio às famílias da região, a instituição agora também investe em captação externa.

O programa Nutrindo o Amanhã, que iniciou em março deste ano, carrega em seu nome a principal motivação da unidade, que busca, através de suas ações, incentivar e apoiar o aleitamento materno dos bebês que nascem na maternidade, compreendendo a importância do alimento para o seu desenvolvimento e, também, a dificuldade enfrentada por muitas mães nesse processo.

“Antes mesmo do projeto do Banco de Leite Humano sair do papel, já contávamos com a possibilidade de expandir para a captação externa como forma de reforçar nossos estoques e contribuir para a conscientização de toda a comunidade sobre os benefícios insubstituíveis da amamentação nos primeiros seis meses de vida”, destaca Vivian Folly, diretora geral do HMMR.

Com meta de aumento em 50% no volume mensal do estoque de leite humano até o final de 2024, a Instituição não mediu esforços para tornar o Nutrindo o Amanhã uma realidade. Segundo Carlos Eduardo Penalva, enfermeiro e responsável técnico pelo BLH do hospital, foram realizados investimentos em equipamentos adequados para a coleta e o transporte do leite, bem como o treinamento das equipes e otimização dos procedimentos de processamento e distribuição do leite.

Penalva destaca que, para garantir que a unidade siga sendo referência em qualidade assistencial e o cumprimento das boas práticas aos usuários e aos principais órgãos públicos e fiscalizadores diante da ampliação dos serviços do BLH, foram desenvolvidas estratégias que incluem a elaboração de roteiros eficientes de coleta, parcerias com a atenção primária para expandir o alcance do programa, bem como a criação de campanhas para recrutamento de doadoras.

“Todos os estudos que fizemos durante a etapa de preparação foram cruciais para que pudéssemos garantir as conformidades com as normas técnicas e regulamentações de bancos de leite humano, mantendo a qualidade do processo e a segurança das mães e bebês envolvidos”, frisa, ainda, a diretora da unidade.

Para Vivian, o projeto “Nutrindo o Amanhã” representa um marco na atuação do BLH do HMMR, principalmente por oportunizar a ampliação da forma como o leite materno é captado e distribuído para os recém-nascidos na maternidade, garantindo o processo de amamentação aos bebês internados na unidade e que não podem ser alimentados por meio do aleitamento natural devido alguma restrição.

Esse projeto, conforme esclarece Penalva, pretende fornecer o suprimento essencial para um maior número de crianças inseridas na Unidade Neonatal. Para isso, a adesão da comunidade à campanha de doação promovida pela Instituição é imprescindível.

“Toda mulher que amamenta e esteja saudável, produza leite em excesso e que esteja disposta a contribuir voluntariamente com o projeto pode ser considerada uma doadora. O destino desse leite é priorizado aos recém-nascidos prematuros e/ou enfermos, garantindo seu acesso a um alimento vital para sua saúde e desenvolvimento”, aponta.

Mulheres habilitadas a realizarem a doação devem procurar o Banco de Leite Humano do Mariska Ribeiro de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou entrar em contato pelo telefone (21) 2042-2912 informando seu interesse.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Amamentação Hospital da Mulher Mariska Ribeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.