Aguarde...
27 de Abril de 2023
Foto: Freepik
A notícia de uma gravidez costuma ser um momento de muita alegria. Agora, imagina a surpresa ao descobrir que está grávida de gêmeos?
De acordo artigo publicado pela revista Human Reproduction, essa descoberta tem se tornado, cada vez, mais frequente – com cerca de 1,6 milhão de gêmeos nascidos anualmente no mundo.
Dessa forma, Dr. Fernando Bogado, médico Ginecologista e Obstetra e coordenador da maternidade da Santa Casa de São Roque – gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura da cidade – chama a atenção para os cuidados necessários com a saúde da mãe e dos bebês, e esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Veja!
Como ocorre a gravidez gemelar?
O especialista explica que a gestação gemelar pode ocorrer de duas maneiras: 1) por meio da divisão de um óvulo fecundado em mais de um embrião, resultando gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos; 2) a partir da fecundação de mais de um óvulo por espermatozóides diferentes. Nesse caso, os bebês não serão idênticos.
Quais são os principais riscos de uma gravidez de gêmeos?
Conforme o Dr. Fernando, a gestão gemelar é considerada de alto risco devido às complicações associadas, como: anemia, pré-eclâmpsia e eclâmpsia (relacionadas ao aumento da hipertensão arterial), diabetes gestacional, hemorragias, infecções puerperais e hiperêmese (ocorrência de náuseas e vômitos graves), além de fatores adversos como abortos, prematuridade e malformações. Assim, a mãe deve ficar atenta a indicativos como aumento de pressão ou sangramentos, por exemplo.
A gestante de gêmeos deve ter algum cuidado diferenciado?
Nesse aspecto, o médico ressalta que os cuidados necessários são os mesmos daqueles indicados para casos de gestações únicas, envolvendo uma alimentação saudável e balanceada, prática de atividades físicas e acompanhamento pré-natal.
“A grande diferença é que a gestante gemelar deve entender que a gestação dela é peculiar, sendo esperado que se tenha alguns desconfortos a mais. Nesse sentido, ela deve sempre observar o desenvolvimento dessa gestação para entender quais sinais e sintomas são esperados e quando é necessário buscar atendimento. Na dúvida, procure sempre ajuda médica para tirar dúvidas”, pontua Dr. Fernando.
A cesariana é mais recomendada para o parto de gêmeos?
Segundo o profissional, a técnica utilizada dependerá da forma como os bebês estão na barriga e do risco de complicações. O médico esclarece que o recomendado para um parto vaginal é que os bebês estejam na posição cefálica, isto é, com a cabeça virada para baixo. No caso do posicionamento pélvico, também conhecido como “sentado”, e transversal – atravessado no útero da mãe – a condução será feita por meio da cesárea.
Quais são os principais cuidados após o nascimento?
Com a chegada de novos integrantes à família, é essencial ressaltar a importância da rede de apoio familiar no cuidado com as crianças. Além disso, é fundamental agendar consultas periódicas com o pediatra para acompanhar o desenvolvimento infantil, manter a caderneta de vacinação atualizada e incentivar a amamentação.
Em relação à saúde materna, o indicado é que a paciente continue com a prática de exercícios físicos e reserve um tempo para cuidar da saúde mental e do bem-estar.
Nascimento de gêmeos na Santa Casa de São Roque
“Fiquei muito surpresa na hora, pois eu não esperava, mas a felicidade tomou conta de mim e do meu marido ao saber que logo teríamos duas crianças para alegrar ainda mais nossas vidas”, essa foi a sensação que Mônica Esteves Pereira, de 31 anos, teve ao descobrir que estava grávida de gêmeos.
Em fevereiro deste ano, ela deu à luz aos gêmeos Ravy e Levy na Santa Casa de São Roque e conta que recebeu todos os cuidados necessários no período em que esteve na unidade. “Fui acolhida desde o primeiro momento que fiquei internada, todos foram muito educados e sempre me ajudaram no que precisava aprender, principalmente, por ser mãe de primeira viagem”.
Mônica explica que durante a gestação não teve grandes complicações, apenas os desconfortos já esperados, e, no momento do parto, pôde contar com o suporte do marido Ernane Batista Esteves, de 32 anos, e dos profissionais envolvidos no processo. “Foi muito especial para mim, pois todos me trataram muito bem e pude ter meu marido perto de mim”, recorda.
Dr. Fernando, responsável pelo parto, explica que a equipe optou pela cesariana devido ao posicionamento dos bebês, e que o nascimento foi um sucesso. “O procedimento correu bem, sem nenhuma intercorrência. Mãe e bebê ficaram excelentes e tiveram alta em 48 horas.”
Já em casa, Mônica pontua que tem vivenciado momentos de aprendizado junto à família. “Uma experiência linda, de muito amor”, resume.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!