Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

19 de Outubro de 2015

Inovação, contratos de gestão e visão ética do modelo de OSS marcam segundo dia do 4º Simpósio

Qualidade, inovação e gestão foram os principais temas abordados no segundo e último dia do 4º Simpósio Científico Internacional CEJAM, realizado no Hospital Albert Einstein, nesta sexta-feira (16/10).

Para dar início às atividades, os participantes assistiram a uma retrospectiva do primeiro dia do evento. Em seguida, com o tema "Mudanças são inevitáveis: inovar é preciso", o Prof Dr. Oswaldo Massambani falou sobre as mudanças globais, inovações nas organizações e políticas públicas para a inovação. Segundo ele, "a inovação tem a capacidade de agregar valor às organizações e permite que estas acessem novos clientes, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas".

Dr. Massambani destacou também a importância da inovação para a qualidade de vida e para a saúde. "Sem inovação não há competitividade nas organizações e a saúde padece. As inovações devem estar disponíveis para as pessoas, inseridas no mercado ou aplicadas nas organizações."

Na sequência, o público foi ao delírio com a apresentação do grupo "A quatro Vozes", que interpretou grandes sucessos da música brasileira como Lulu Santos, Milton Nascimento, Gonzaguinha, entre outros.  O grupo, hoje com três vozes, é formado por uma psicóloga, uma técnica em radiologia e uma enfermeira, que foi pioneira do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) na região do Jardim Ângela, zona Sul de São Paulo.

O primeiro período do dia terminou com uma mesa redonda mediada pelo Prof Dr. Eduardo Pannuzio, Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos. Formada pelo Prof. Dr. Marcos Augusto, Doutor em Direito Administrativo pela USP, Prof. Dr. Thiago Donini, Mestre de Direito da PUC SP e pela Dra. Ane Elisa Perez, Especialista em Direito do Estado, a mesa discutiu  os avanços e os desafios dos contratos de gestão entre Organizações Sociais e o Poder Público, destacando temas como a transparência e a eficiência.

Após o almoço, o gerente assistencial de urgência e emergência CEJAM e enfermeiro Sergio Martuchi mediou outra mesa que discutiu a visão ética do modelo de Organização Social de Saúde. O painel reuniu a presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Dra. Regina Parizi, a presidente do COREN SP, enfermeira Fabíola de Campos Braga, o presidente do CROSP Dr. Claudio Yukio Miyake e o gerente médico do Hospital Albert Einstein, Dr. Silvio Possa.

Para o Dr. Claudio Miyake, a questão da ética está ligada ao financiamento da saúde. "Sem financiamento não dá pra falar de ética e das OSS. Ele interfere diretamente na qualidade e na ética da saúde. É preciso utilizar o código de ética e fiscalizar o seu cumprimento, pois ao zelar pela ética, estamos protegendo a população", disse. Dr. Miyake ainda ressaltou a importância das OSS. "O setor público investe menos da metade do que o privado, mas com ações que o privado não realiza. Se não fosse a implantação do modelo de organização social, a saúde no estado estaria um caos", finaliza.

Após o debate e o sorteio das bolsas de estudos da Escola de Saúde CEJAM, a coordenadora do Instituto de Responsabilidade Social, Tatiane Gomes, apresentou o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), dando ênfase ao PAISM virtual. "O lema do CEJAM é Prevenir com Qualidade e a função deste programa é disponibilizar orientações preventivas à saúde das mulheres em vulnerabilidade social."

TRABALHOS CIENTÍFICOS

O "Projeto a Fada do Dente - Investigação dos fenótipos neuronais envolvidos no transtorno do espectro do autismo e na distrofia muscular de Duchenne", da autora Graciela Conceição Pignatari, foi o trabalho vencedor do 4º simpósio Científico Internacional CEJAM. A vencedora recebeu o prêmio Dr. João Amorim juntamente com os trabalhos sobre Design Thinking, autoria de Roger Fonseca Franca (vice-campeão) e "Uso da rede em recém-nascido", de Márcia Dias Zani (terceiro lugar).

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.