Aguarde...
29 de Setembro de 2025
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Santos, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), promoveu, em 24 de setembro, a terceira edição da “Caminhada pela Inclusão de Pessoas com Deficiência”, ação que integra a programação do “Setembro Verde” — mês dedicado à conscientização sobre inclusão e acessibilidade.
Cerca de 100 pessoas, entre pacientes, colaboradores e convidados, participaram da caminhada, que percorreu aproximadamente 150 metros entre a sede da unidade e a Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva, conhecida como Praça do SESC. Com cartazes e mensagens inclusivas, os participantes chamaram a atenção da população santista para a importância da acessibilidade, do respeito e da empatia em relação às pessoas com deficiência.
A mobilização contou com o apoio da CET e da Guarda Civil Municipal e foi encerrada com apresentações na praça, incluindo coral e depoimentos emocionantes de pacientes, que compartilharam suas trajetórias de superação e os impactos positivos do tratamento oferecido pela unidade.
“Antes de chegar ao Lucy Montoro, eu me sentia sozinho e desmotivado. O atendimento aqui mudou completamente minha vida. Hoje me sinto acolhido, respeitado e mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia. Aqui, a gente aprende que não está sozinho”, relatou Marcos, paciente em reabilitação para parkinson e dores lombares.
Também em tratamento na unidade, Juscileide, que passou por uma amputação, reforçou a importância do cuidado humanizado. “O Lucy Montoro me devolveu qualidade de vida. O carinho e o respeito com que somos tratados fazem toda a diferença. Hoje, tenho esperança e confiança no futuro”, afirmou.
Um gesto simbólico, mas essencial
O Diretor Técnico do Lucy Montoro de Santos, Dr. Celso Vilella Matos, destacou o caráter simbólico e transformador da ação. “Trata-se de um ato simples, mas com grande impacto. Só quem convive com os obstáculos diários enfrentados pelas pessoas com deficiência entende a urgência de termos ruas, calçadas e espaços públicos acessíveis. A caminhada é um lembrete à sociedade e ao poder público sobre a importância de promover inclusão de forma prática e contínua.”
Para Andrea Precioso, Gerente Administrativa da unidade, o momento é também uma oportunidade para que os pacientes sejam protagonistas. “Essa ação reforça a importância de ouvir quem vivencia essas realidades todos os dias. Dentro da unidade, fazemos um trabalho intenso, mas é fundamental que a comunidade também participe e reconheça essas vozes.”
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!