Aguarde...
05 de Novembro de 2015
Mogi das Cruzes terminou Outubro Rosa com 1.768 mamografias agendadas nos quatro equipamentos públicos da cidade, número que representa um aumento de aproximadamente 40% em relação à campanha realizada no ano passado. Deste total, foram detectados 158 exames alterados, dos quais três casos de câncer de mama foram confirmados e encaminhados para tratamento.
O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (04/11) pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, e pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, acompanhado da secretária-adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, e equipe. Além dos dados da Campanha Outubro Rosa, também foram anunciadas as ações para o Novembro Azul. Nesta sexta-feira (06/11), por exemplo, será realizada uma edição especial do Projeto Agito no Parque, no Botyra Camorim Gatti. No domingo (08/11) será a vez da Corrida pela Vida, com largada marcada para às 8 horas na avenida Cívica.
Além da conscientização, a facilidade de acesso foi apontada como fator predominante para o aumento no número de exames de mamografia. “Até 2009, o município contava com apenas um aparelho de mamografia, instalado no Hospital Luzia de Pinho Melo. Agora são quatro aparelhos: além do Luzia, há mamógrafos na Unica, no Pró-Mulher e no Ame, número superior ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde e que tem garantindo acesso das mulheres ao exame”, explicou, ressaltando que atualmente não há espera para a realização de mamografia na cidade.
Outro destaque da Campanha Outubro Rosa foram as parcerias. “Contamos com o envolvimento de entidades, empresas e diversas voluntárias interessadas em colaborar com a iniciativa, seja na divulgação das informações ou na valorização da autoestima das pacientes”, ressaltou a presidente do Fundo Social. O Projeto Laços de Amizade, por exemplo, arrecadou lenços e ensinou várias formas de amarração para pacientes de câncer. Já a empresa Madame Santa promoveu um evento onde toda a venda de lingeries teve parte dos recursos destinados à compra de sutiãs especiais para mulheres em tratamento ou que tiveram de retirar a mama. O valor revertido foi de R$ 5.770,00.
Novembro Azul
A Campanha Novembro Azul já começou e neste ano, além do câncer de próstata, também promoverá ações de prevenção ao diabetes e à hipertensão arterial. O objetivo é ampliar o atendimento e divulgar algumas das principais doenças que acometem os homens. Os assuntos serão tema da edição de novembro do Projeto Agito no Parque, que acontece nesta sexta-feira (06/11), das 9h às 11h, no Parque Botyra Camorim Gatti.
Para o câncer de próstata, durante todo o mês de novembro serão realizadas coletas de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos nas unidades de saúde, desde que não estejam em tratamento com urologista e não tenham realizado o exame no prazo de 12 meses. Assim como ocorreu na Campanha Outubro Rosa, os resultados alterados serão encaminhados para consulta com especialista na área. “Atualmente temos urologista na Unica, Ame, Hospital Luzia de Pinho Melo e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, o que garante vagas suficientes para os atendimentos necessários”, acrescenta Cusatis.
Os homens interessados em realizar os exames devem procurar uma unidade de saúde mais próxima para solicitar o agendamento. Na oportunidade, a equipe fará as orientações necessárias para o preparo da coleta que são: abstinência sexual total durante três dias que precedem a coleta de exame; não fazer atividade física ou trabalho pesado; não ter realizado nenhum exame que envolva a região pélvica durante três dias que precedem a coleta do exame (exemplos: colonoscopia e ultrassonografia).
Fonte: Portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!