Aguarde...
04 de Fevereiro de 2025
A Santa Casa de São Roque recebeu, na última quinta-feira (30), a visita da interlocutora da DRS XVI Sorocaba, Dra. Claudia Kraus, acompanhada pela diretora de Saúde de São Roque, Simoni Camargo, e pelo coordenador do Serviço Integrado de Saúde Oral (SISO) do município. O motivo do encontro foi o reconhecimento da parceria de sucesso entre o CEJAM atual gestor da Santa Casa – e o Departamento de Saúde de São Roque na realização de procedimentos odontológicos de alta complexidade para pessoas com deficiência.
O serviço, realizado no centro cirúrgico do hospital, é viabilizado por meio da estrutura hospitalar oferecida pela Santa Casa, que conta com recepção, acolhimento e suporte completo aos pacientes, desde a internação até a alta. Além disso, o hospital disponibiliza anestesistas e equipe de apoio, enquanto os profissionais especializados em cirurgia bucomaxilofacial são da rede municipal de saúde.
Essa colaboração bem-sucedida despertou o interesse do DRS (Departamento Regional de Saúde) XVI Sorocaba , que pretende expandir o modelo para outros municípios da região. Composta por 48 cidades, a DRS XVI conta atualmente com apenas três municípios realizando esse tipo de atendimento, sendo São Roque referência na oferta do serviço.
Multiplicação do conhecimento para toda a região
Diante do impacto positivo dessa ação conjunta, a DRS Sorocaba estuda maneiras de incentivar hospitais de outros municípios a adotarem esse modelo, permitindo que pessoas com deficiência tenham acesso ao atendimento odontológico de alta complexidade em ambiente hospitalar.
De acordo com o coordenador do SISO, Luciano Furbino, a Santa Casa de São Roque foi fundamental para suprir a demanda por esse tipo de atendimento após a interrupção do serviço no Hospital Regional de Sorocaba.
"Essa parceria aconteceu em um momento muito importante, pois, com a interrupção desse serviço no Hospital Regional, a Santa Casa de São Roque abriu espaço para que pudéssemos realizar esses atendimentos aqui no município. Hoje, com essa experiência bem-sucedida, estamos despertando o interesse da DRS em levar esse modelo para outras cidades, garantindo que pessoas com deficiência de toda a região tenham acesso a esse cuidado essencial", destacou Furbino.
A reunião contou com a participação da diretora da Santa Casa, Carolina Kullack, dos gerentes médico e de enfermagem, Dr. Cristiano Cescato e Patrícia Fontalva, além de coordenadores da enfermagem, que reforçaram o comprometimento da instituição em continuar oferecendo suporte a essa importante iniciativa.
Como funciona o atendimento no SISO
O fluxo de atendimento é simples e eficiente. O responsável pelo paciente deve procurar a UBS do bairro e entrar em contato com o dentista da unidade, um agente comunitário ou enfermeiro. Posteriormente, a equipe realiza uma visita domiciliar e solicita os exames necessários, como hemograma, raio-X do pulmão e eletrocardiograma. Além disso, é requisitado um breve relatório médico sobre o histórico do paciente e as medicações em uso.
Com essa documentação, a guia de internação é emitida e passa por auditoria da prefeitura. Após a liberação, o responsável assina um termo de consentimento, assegurando a segurança do procedimento.
Esse fluxo estruturado garante que esses pacientes tenham acesso a um tratamento odontológico seguro e adequado às suas necessidades, reforçando a qualidade e o compromisso da parceria entre o CEJAM e a Prefeitura de São Roque.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!