Aguarde...
27 de Agosto de 2015
Diversos profissionais da saúde, dentre eles várias mamães colaboradoras das unidades e dos parceiros do CEJAM, participaram do VII Encontro de Aleitamento Materno do M'Boi Mirim que ocorreu na última quarta-feira (26/08) no auditório do Hospital Dr. Moysés Deutsch M'Boi Mirim. O evento discutiu os direitos das trabalhadoras que estão na fase de amamentação e reforçou a importância do aleitamento para o desenvolvimento do bebê.
Após o café de boas-vindas, o público assistiu à palestra "O que é Sala de Amamentação?", ministrada pela Dra. Rosângela Gomes dos Santos, do Banco de Leite do Hospital Regional Sul. Segundo ela, é importante que o local de trabalho apoie as colaboradoras que amamentam. "O ideal é que a mãe tenha direito à creche e salas de apoio a amamentação onde ela trabalha. Além disso, ela deve ser informada sobre seus direitos garantidos pela legislação."
Em seguida, várias mamães foram convidadas com os seus bebês para participar da Roda de Amamentação. Um “Mamaço” ao som de canções de ninar apresentadas pelo coral da UBS Jardim Caiçara. A ação mostrou à lactante e à gestante a importância do aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para o bebê, além de fazer com que as pessoas próximas a essa mãe tenham a consciência dessa necessidade.
Dayana Nascimento, Agente Comunitária de Saúde na UBS Santa Margarida e mãe do Cauã Gabriel, de 7 meses, foi uma das convidadas para o Mamaço. "Eu me senti lisonjeada ao ser convidada. Esta é a minha segunda amamentação e recebi todas as informações necessárias", disse.
O evento continuou com a participação de algumas UBSs e parceiros do CEJAM, que apresentaram suas experiências exitosas em aleitamento materno. Dentre elas, a UBS Jardim Thomas exibiu uma pequena peça teatral que exemplifica o trabalho de conscientização e orientação que realizam para as mulheres que amamentam.
Ivone de Sousa, enfermeira responsável pela sala de Amamentação do Hospital M'Boi Mirim, relatou o trabalho que realizam na região com os bebês prematuros. "Aqui nós damos recomendações às mães sobre a retirada manual do leite e outras orientações. A sala também tem um livro que registra a presença da mãe na sala, o número de ordenhas, e o volume de leite retirado", disse.
A Coordenadora do Programa Parto Seguro, Dra. Anatália Basile, uma das palestrantes do encontro, destacou os direitos da "Mãe Trabalhadora que Amamenta", como licença maternidade e paternidade, estabilidade e direito à creche. "Todos esses direitos visam proteger não apenas a profissional, mas também a criança".
O Supervisor Médico do CEJAM, Dr. Mario Santoro Junior, ressaltou a necessidade de conscientizar as mulheres sobre a amamentação. "Antigamente utilizavam-se outros tipos de leite, não o materno. Com o passar dos anos, foram realizadas diversas campanhas que contribuíram para a mudança dessa cultura. Hoje todos sabemos que aleitamento materno é fundamental para que tenhamos um adulto saudável no futuro".
Para encerrar, Dra. Maria Tereza Malheiros Sapienza, Interlocutora do Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Perinatal - STSMBM , apresentou os “Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", destacando a redução da mortalidade infantil. "Isso se deve, em parte, ao trabalho realizado pelos profissionais de saúde e à crescente aderência ao aleitamento materno, que também contribuiu para essa transformação".
Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!